23 Novembro 2016
Nós já testamos o potencial do Galaxy J2 e Galaxy J3, agora é vez de conferir o desempenho oferecido pelo modelo mais básico da linha de entrada da Samsung. Enquanto o Galaxy J1 2016 vendido em outros países vem com o chipset Exynos 3475, o modelo nacional conta com o Spreadtrum SC8830.
O Galaxy J1 2016 vem a GPU Mali-400MP, uma solução gráfica já defasada e que não possui suporte à API gráfica Open GL 3.0 e 3.1. Por fim, o aparelho conta com 1 GB de RAM, o que normalmente é pouco para empurrar a TouchWiz com boa fluidez. Será que o J1 2016 apresenta um desempenho aceitável? Vamos conferir!
Teste prático de velocidade
O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Galaxy J1 2016 leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.
A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.
E o que podemos ver é que apesar de o J1 contar com 1 GB de RAM, o smartphone da Samsung não consegue manter os apps abertos na memória. De fato, ele ainda conseguiu ser 9 segundos mais lento na segunda rodada. Talvez com 1 GB a mais de memória o resultado poderia ser bem diferente.
Na primeira rodada o J1 2016 perdeu 2 minutos e 41 segundos para abrir os apps citados, tomando 2 minutos e 50 segundos para reabrir cada um deles. Isso mostra que o gerenciamento de RAM do aparelho não consegue fazer milagres com a pouca memória disponível.
AnTuTu
O Galaxy J1 2016 marca em média 18 mil pontos no teste do AnTuTu. O teste sempre varia quando é executado, mudando o resultado de acordo com o que estiver rodando em segundo plano. Se o celular estiver quente, a pontuação acaba sendo menor. De qualquer forma, o aparelho alcançou exatos 18.994 pontos neste teste, o que mostra que o chipset Spreadtrum SC8830 com 1 GB de RAM rende menos que outros modelos básicos com tela qHD.
GeekBench
O GeekBench é mais focado em testar a CPU, RAM e GPU do aparelho. O primeiro teste é dividido em single-core e multi-core, e aqui o Galaxy J1 2016 alcançou 345 e 904 pontos. Assim como o AnTuTu, este teste pode variar dependendo da quantidade de apps rodando em segundo plano. Já em GPU, o teste é bem simples, mas a Mali-400MP alcança uma pontuação modesta aqui de apenas 540 pontos.
3D Mark
3DMark é bem famoso na plataforma PC entre aqueles que gostam de testar o poder de fogo de uma placa de vídeo. A GPU Mali-400MP do Galaxy J1 2016 conta com suporte apenas ao OpenGL 2.0, o que resultou em incompatibilidade com o teste do Sling Shot. Desta forma, testamos o aparelho apenas com a opção mais básica, o teste Ice Storm Unlimited, resultando em um total de 893 pontos.
GFX Bench
O GFX Bench faz testes com a GPU usando as APIs Open GL 2.0 e 3.0. A Mali-400MP só suporta a versão antiga. Desta forma, o Galaxy J1 2016 rodou o teste T-Rex a 6,2 quadros por segundo (FPS) quando na resolução nativa da tela. Já quando o teste simula a resolução Full HD, a GPU do aparelho consegue rodá-lo a 1,7 FPS. Na animação que roda durante o teste é possível notar uma lentidão preocupante. Será que os jogos também rodam com o mesmo desempenho no aparelho?
GameBench
Por fim, usamos o GameBench para medir o desempenho real em jogos com o Galaxy J1 2016. O smartphone da Samsung rodou Asphalt 8 na configuração padrão a 25 FPS. Modern Combat 5 teve um desempenho consideravelmente inferior, com média de 24 FPS, o que acaba demonstrando problema de lentidão em cenas mais pesadas. O terceiro teste foi realizado com o Subway Surfers que rodou com média de 36 FPS no J1.
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