
Android 01 Nov
Lembra do Google Allo? Se já não lembra muito, não faz mal: o mensageiro do Google realmente não pegou, apesar do começo promissor, com a marca de 5 milhões de downloads em menos de uma semana. Mas a ascensão parou por aí.
Na segunda semana após o lançamento, o app já dava sinais de perda de popularidade. O Allo não conseguiu entregar nada muito diferente do que os usuários já têm no WhatsApp, por exemplo, e seu crescimento foi barrado em um mercado já amplamente dominado por um app.
Uma das grandes novidades do mensageiro do Google, a possibilidade de desenhar em fotos, foi logo anunciada pelo grande concorrente. Já os usuários fiéis do Hangouts preferiram permanecer no seu app de conversas preferido da gigante das buscas. O Allo ficou devendo em funcionalidades para estas pessoas. Mais uma vez, o Google sofre com a concorrência interna.
O engraçado é que o Duo não parece sofrer do mesmo mal. O app exclusivo de videochamadas segue com crescimento satisfatório, ultrapassando a marca dos 10 milhões de downloads e se firmando entre os 100/150 apps mais populares na Play Store. Já o Allo sequer foi encontrado na lista de mais buscados enquanto escrevo este texto.
Na App Store, a situação é ainda pior. A versão mais recente do mensageiro do Google recebeu apenas 14 avaliações. O total não chega a 500. A loja da Apple não mostra o número de downloads, mas, a efeito de comparação, são quase 160 mil notas dadas na loja do Android.
O site Android Police acredita que a falta de um cliente desktop, suporte a múltiplos dispositivos, backup, sincronização cruzada, e, especialmente, suporte verdadeiro a SMS ou RCS são essenciais para o mensageiro decolar.
No entanto, avaliando os comentários dos usuários na Google Play, é possível identificar um grande problema que afasta o usuário médio: a dificuldade que o app tem em encontrar seus contatos na plataforma. Alguns reclamam que mesmo adicionando o DDD no número do telefone, seus amigos só podem receber SMS convidando para o Allo.
E sabemos muito bem que, se um aplicativo parece que não funciona, ou se o usuário tem alguma dificuldade em usar e compreender, não demora muito para abandonar. E aí não adianta ficar adicionando recursos, stickers, ou mesmo um assistente virtual engraçadinho.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários