
16 Outubro 2017
01 de dezembro de 2016 4
Steve Kondik e Kirt McMaster são cofundadores da Cyanogen Inc., mas a parceria terminou ontem com conflitos expostos à comunidade. Já faz algum tempo que as coisas estavam conturbadas, com mudança de cargo de Steve na equipe, e agora Kondik deixou a empresa, junto com uma declaração esta semana, publicada na comunidade oficial e privada dos desenvolvedores do CyanogenMod no Google+. No texto, ele critica seu ex-colega e o culpa pelo fracasso da Cyanogen.
O problema é que Kondik queria sair e seguir em frente com o projeto CyanogenMod, o que pode ter obstáculos legais significativos. Ele também confirma essencialmente o que muitos pensaram durante anos: a empresa foi mal mal gerida, a liderança executiva frequentemente discordou, e comentários de Kirt McMaster sobre "colocar balas em cabeças" foram uma fonte interminável problemas e constrangimento para todos.
Kondik não economiza palavras, e abertamente culpa McMaster pelas inúmeras falhas da empresa, caos na mídia, e modelo de negócio confuso.
Meu co-fundador [McMaster] aparentemente ficou infeliz com o funcionamento do negócio e não possui visão. Isto foi quando "bala na cabeça" e outros disparates sem sentido começaram, e os negócios ruins foram assinados. Sendo o segundo no comando, tudo o que eu podia fazer era tentar parar, fazer controle de danos, e esperar cada dia que algo novo não acontecesse. O pior aconteceu internamente e se tornou geralmente um lugar merda para trabalhar por causa de todo o conflito.
Ele ainda adiciona que "com a abundância de dinheiro no banco", os novatos fazem o que quer que queiram fazer, mas "o que eu estava tentando fazer, acabou". Aparentemente amargurado, afirma que perdeu "um monte de amigos" e "gostaria de ter feito escolhas diferentes e confiado em pessoas diferentes" mas tudo o que ele quer agora é descobrir o que fazer daqui pra frente.
Aparentemente, a principal a questão a seguir é reenergizar e reorganizar o esforço da comunidade CyanogenMod. O problema com isso é que a Cyanogen Inc. tem controle sobre algumas das marcas registradas em torno disso tudo. Assim, provavelmente haverá um fork do software de código aberto, juntamente com uma nova marca, de acordo com Kondik.
Nos comentários do post, Kondik sugeriu que ele pode tentar levantar um crowdfund para um relançamento da ROM e para a estrutura de uma nova empresa em um esforço para voltar como uma organização sem fins lucrativos. É claro que isso é apenas uma ideia lançada entre alguns organizadores e não representa um plano oficial para o futuro.
Uma grande parte do próximo passo é o CM. Custa um monte de dinheiro para manter os servidores funcionando a esta escala, e eu acho que temos cerca de dois meses para GTFO. Há também problemas de IP. E os haters estão se tornando muito para lidar. Por outro lado, tem sido uma grande parte da minha vida há 8 anos e não quero deixa-lo.
Algumas perguntas também foram direcionadas por Kondik para a comunidade do CyanogenMod:
Após a publicação de ontem, a notícia da separação foi oficializada em um novo post no blog da Cyngn.com hoje, permitindo que Kindik continue a fazer o seu caminho "como achar melhor". Steve agradeceu seus usuários e seguidores logo depois no Twitter.
Agradecemos a dica do leitor EduardoSiemann
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários