
Android 04 Jan
16 de janeiro de 2017 367
Nos últimos anos os smartphones tem ganhado recursos cada vez mais interessantes, tornando-se capazes de capturar imagens e vídeos de alta resolução e entregar processamento equiparável a PCs e laptops — não é à toa que algumas fabricantes até exploram sua usabilidade como um dispositivo híbrido.
Por outro lado, as baterias não têm conseguido acompanhar essa rápida evolução, fazendo com que as fabricantes de chips desenvolvessem tecnologias de carregamento rápido para compensar, muitas vezes até superaquecendo os dispositivos e deixando-os impossíveis de manusear confortavelmente.
Outro grande problema relacionado aos módulos de bateria diz respeito a suas explosões, problema que tem se tornado assustadoramente cotidiano, com um dos maiores exemplos sendo o Galaxy Note 7 da Samsung, que precisou de dois processos de recall (1, 2) até ser descontinuado.
Para remediar esse problema, pesquisadores da Universidade de Stanford estão desenvolvendo uma bateria de Li-ion resistente à fogo, com uma espécie de 'extintor embutido'.
Ela conta com um separador de fibra de plástico combinado com fosfato de triphenyl (retardador de combustões) que mantém os eletrodos positivos longe dos negativos.
Ao atingir uma temperatura de 150 graus, o separador derrete liberando o fosfato e extinguindo qualquer possibilidade de explosão em apenas 0,4 segundos.
Por mais interessante que a tecnologia pareça, ainda vai demorar um bom tempo até ela ser, de fato, empregada em baterias produzidas em massa — mas não podemos negar que seria uma ótima forma de assegurar a segurança dos usuários.
Outra solução que evita o superaquecimento está sendo desenvolvida pela LG, que prometeu empregá-la em seu próximo top de linha, o G6, mas nesse caso, a bateria contará com um cano de cobre capaz de "roubar" seu calor caso ela superaqueça.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários