
15 Abril 2017
18 de fevereiro de 2017 4
Após realizarmos testes de bateria e desempenho com Lenovo Vibe K6, K6 Plus, Meizu M3 Note e Alcatel Idol 4, chegou a hora de vermos como os quatro aparelhos se sarem com relação à qualidade do display, algo muito importante para o uso do smartphone de uma maneira geral.
O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio em termos de nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).
O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo Tudo Celular, sendo divido em três etapas:
No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido e também com o brilho automático, possibilitando assim termos uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva.
O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.
Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para colocar todos os dispositivos com brilho máximo neste cenário, permitindo uma boa análise da diferença de cada display.
Os aparelhos testados possuem tela entre 5 e 5,5 polegadas, sendo utilizada a resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) em todos eles pare reprodução de conteúdo. Com relação à tecnologia do painel, todas as fabricantes adotaram o IPS LCD, o que em teoria indica algo próximo em termos de fidelidade de cores, contraste e brilho.
Começando pelo teste em ambiente ensolarado, todos os aparelhos tiveram o brilho do display configurado para o máximo manualmente. Aqui, nenhum deles se saiu de maneira exemplar, porém Idol 4 e Vibe K6 Plus permitiram que algum conteúdo pudesse ser visualizado na maior parte das vezes. A decepção aqui fica para o Vibe K6, que curiosamente apresenta algo bem inferior à sua versão maior.
Colocamos os aparelhos no mesmo ambiente, porém com brilho configurado para se ajustar automaticamente, já que em casos anteriores alguns dispositivos apresentaram resultado melhor com brilho automático do que quando colocado manualmente para o máximo. Para nossa surpresa, entretanto, nada foi alterado por aqui, sendo visto o mesmo resultado do teste anterior.
Passando para ambiente interno, é possível termos uma ideia melhor de como os aparelhos se saem em termos de reprodução de cores, contraste e saturação. Por aqui, podemos perceber que o Idol 4 é o modelo a apresentar cores mais saturadas, tendendo a puxar os tons para algo mais quente. No outro extremo, temos o M3 Note, que geralmente exibe algo mais frio. No meio termo entre eles ficam o Vibe K6 e o Vibe K6 Plus.
Neste ambiente buscamos descobrir qual dos aparelhos é capaz de se sair melhor em locais completamente escuros, buscando assim simular seu uso quando a pessoa estiver deitada se preparando para dormir, por exemplo. Aqui, Vibe K6 e M3 Note foram os modelos a apresentar menor brilho, ficando praticamente invisíveis em determinados momentos.
Enquanto isso, o Idol 4 foi exatamente o oposto, ficando consideravelmente acima dos rivais em termos de brilho, o que indica que ele pode não ser o mais indicado para quem costuma usar o smartphone em locais escuros.
Este teste permite que tenhamos uma ideia ainda melhor da diferença dos aparelhos em termos de reprodução de cores, já que cria um grande contraste entre as imagens exibidas e o fundo escuro, destacando-as ainda mais. Aqui, curiosamente, tivemos o Vibe K6 apresentando algo ainda mais saturado que o Idol 4, enquanto M3 Note foi novamente o responsável pelas imagens mais frias.
Vale destacar que todos os quatro aparelhos permitem a regulação da temperatura da cor no menu de configurações, sendo este o principal motivo pelo qual levamos em conta apenas o brilho como ponto determinante de nosso comparativo.
Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.
Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.
Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.
Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:
Brilho máximo com imagem preta
Brilho mínimo com imagem preta
Brilho máximo com imagem branca
Brilho mínimo com imagem branca
Como pode ser visto, o Idol 4 confirmou no teste com o luxímetro o que já havíamos comentado no comparativo de imagens, sendo responsável pelo brilho mais alto em absolutamente todos os cenários. Devido a isto, ele será o melhor aparelho para uso em ambientes ensolarados, além de trabalhar bem em locais internos desde que a iluminação não esteja tão baixa.
O Idol 4 certamente é um ótimo aparelho para consumo de mídia, pois além de seus falantes estéreo de alta qualidade o dispositivo ainda apresenta um display com brilho intenso, que caso não agrade em termos de saturação pode ser regulado para apresentar algo mais natural. O M3 Note, por outro lado, é o que conta com brilho mais ameno, algo que pode dificultar um pouco seu uso em locais externos.
Vibe K6 e K6 Plus apresentaram resultados similares em vários testes, podendo ser vistos como intermediários entre o Idol 4 e o M3 Note.
O que você achou do nosso comparativo de telas? Qual dos aparelhos testados oferece o melhor resultado? Deixe-nos seu comentário abaixo.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários