
10 Maio 2017
26 de fevereiro de 2017 29
A LG surpreendeu muita gente ao anunciar o G6 com proporção da tela de 18:9 (ou 2:1) neste domingo, 26, durante apresentação da MWC 2017. O formato foge do padrão 16:9 atualmente adotado na TV digital e na maior parte dos smartphones do mercado. E este não deve ser o único flagship de 2017 a adotar essa novidade: o S8 deve vir com 18,5:9.
Mas, afinal, o que é esse novo padrão de proporção de tela? Para começar, não é exatamente novo. A Netflix já tem adotado esse formato em muitas de suas produções originais, como House of Cards. Transparent, da Amazon Prime Video, também tem essa proporção.
Para compreender melhor essa nova tendência do mercado, a LG levou ao palco o homem responsável pela criação do formato 18:9. Esse novo formato também é conhecido como Univisium. Vittorio Storaro, que trabalha com cinema, chegou a esse formato matematicamente.
Trata-se de uma média entre o 16:9 (1,78:1) da TV digital e o formato cinematográfico de 70mm (2,20:1). Assim, não é necessário fazer corte de imagem. Quando uma produção do cinema gravada em 70mm é transmitida em uma tela com a proporção de 2:1 (ou 18:9), nada da imagem se perde. O mesmo vale para o que é gravado em 16:9.
É bom lembrar que, até 2009, havia dois formatos televisivos por aí. Na verdade, no Brasil ainda existem esses dois, que são o widescreen da TV digital 16:9 e o quase quadrado 4:3 da TV analógica. Como o sinal da segunda ainda não foi desligado totalmente por aqui, produtores de conteúdo sofrem com essa diferença.
No entanto, enquanto o 16:9 coexistir com o Univisium, esse problema não será tão grande. Apesar de o primeiro ser uma média do 4:3 com o CinemaScope utilizado no cinema antes, muita informação se perde na adaptação de um para o outro. Coisa que não acontece nos novos formatos.
Enfim, com flagships da LG e da Samsung aderindo ao 2:1 e muitas novas produções de serviços de streaming, aparentemente temos uma nova mudança no padrão das produções televisivas – ou mais ou menos isso. Resta ver se vai pegar. A aposta é que sim.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários