LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vale a pena? Comparativo mostra as diferenças entre 'Alta Qualidade' e 'Original' no Google Fotos

12 de maio de 2017 55

O Google Fotos é uma plataforma muito conveniente para compartilhar todas as suas imagens, mas um detalhe pode incomodar os mais exigentes. O armazenamento ilimitado está disponível para todos, porém a conta gratuita permite que você envie apenas imagens de "alta qualidade", enquanto as de "qualidade original" é apenas para assinantes pagos ou proprietários de um Google Pixel.

Mas há alguma diferença significativa? O Phone Arena decidiu testar o quão boa é a definição de "Alta qualidade" e o que acontece quando você faz o upload de arquivos realmente grandes e imagens RAW no Google Fotos.

Antes de mostrar o resultado das comparações, vamos ver o que o Google tem a dizer sobre as duas configurações de qualidade:

Alta qualidade

  • Armazenamento livre ilimitado
  • As fotos são compactadas para economizar espaço. Se uma foto for maior que 16 MP, ela será redimensionada para 16 MP.
  • Vídeos com mais de 1080p serão redimensionados para alta definição 1080p. Um vídeo com 1080p ou menos vai se aproximar do original.

Qualidade original

  • Armazenamento gratuito limitado (15GB)
  • Todas as fotos e vídeos são armazenados na mesma resolução que você criou.
  • Recomendado para fotos com mais de 16MP e vídeos com mais de 1080p.

Começamos com uma foto de 12 MP do Galaxy S8, usando a configuração de "alta qualidade". A imagem não será redimensionada, mas vamos ver se ela sofre qualquer compressão perceptível ou prejudicial.

A foto em si não foi reduzida em tamanho, mas o tamanho do arquivo foi reduzida para menos de 16 MB, e ficou com quase um megabyte! E aparentemente sem nenhuma perda de qualidade. O arquivo de origem era muito grande porque a foto foi tirada usando o recurso "Foco seletivo", da Samsung, que é ideal para closes como este.

O Google Fotos foi capaz de reduzir incrivelmente o tamanho do arquivo porque grande parte da imagem está fora de foco, o que permite uma compressão muito maior nas áreas que faltam em detalhes.

Mas e a área onde está o foco? Temos uma ampliação de 100% para uma comparação mais apurada.

Parece que nesse caso, não houve quase nenhuma diferença, apesar de tamanha redução no arquivo de imagem. As pequenas diferenças só começam a aparecer se você ampliar a imagem em 500%, e claro que ninguém ia querer ou precisar fazer isso.

A segunda cena também foi capturada com o S8.

Curiosamente, neste caso particular, embora a foto tenha a mesma resolução anterior, o Google Fotos decidiu não apenas reduzir o tamanho do arquivo, mas também reduziu a imagem. Após a compressão, a imagem original de 12 MP ficou com uma resolução de 2268 x 3024, que é aproximadamente equivalente a 7 MP.

As fotos que não ultrapassam os 16 MP passam pelo teste na maior parte ilesas, mas vamos ver o que acontece aquelas que trazem mais detalhes e informações maiores do que os acima. A próxima cena foi capturada com o Huawei P10, que é equipado com uma câmera Leica de 20MP, monocromática.

Desta vez, a foto foi reduzida para 16MP, mas, no que diz respeito à compressão, o tamanho do arquivo não foi reduzido tão drasticamente quanto antes. Além do fato da imagem ter sido reduzida, não há nenhuma perda discernível de detalhes devido à compressão.

Vamos conferir outra cena com a câmera monocromática do P10.

Aqui ocorre o mesmo, a foto foi redimensionada para caber no limite de 16 MP, e ainda parece muito boa. No entanto, ao lidar com imagens maiores do que 16 MP, o Google Fotos aparentemente também muda sua proporção de aspecto ligeiramente.

Por exemplo, a foto acima foi originalmente capturada em uma proporção de 4:3 (ou 1,33: 1), mas após a compressão, acabamos com uma imagem que é ligeiramente maior e tem uma relação de aspecto não-padrão de 0,75: 1.

Imagens RAW

Bem, e quanto imagens RAW? Embora as limitações de tamanho de imagem estejam em vigor ao lidar com imagens RAW, mesmo que elas sejam menores do que 16 MP, elas serão compactadas e convertidas em JPEGs comuns, o que significa que todos os dados de imagem do sensor se perdem.

Então donos de dispositivos capazes de capturar imagens RAW saem prejudicados na compactação do serviço gratuito do Google Fotos.

Acima, temos um arquivo DNG de 23 MB do Huawei P10, que e acabou com um JPG de apenas 820 KB. Embora a resolução tenha permanecido a mesma, a compressão desta vez foi muito mais perceptível. Não só a nitidez geral da imagem foi afetada negativamente, mas as cores também foram atenuadas no processo.

Conclusão

A princípio, o serviço gratuito não traz uma perda tão grande. Se você estiver com pouco espaço no seu armazenamento e não é tão exigente com fotografias, poderá desfrutar sem problemas a configuração de "alta qualidade". Na maioria dos casos, você nunca examinará qualquer uma de suas fotos tão perto a ponto de enxergar as diferenças.

No entanto, como vimos em um dos exemplos, o Google Fotos às vezes reduz as imagens que se encaixam dentro das limitações do serviço gratuito. Embora isso tenha ocorrido apenas com uma das imagens, ainda é algo para se ter em mente.

Além disso, se a sua câmeras for de 12 MP ou 16 MP, as limitações do armazenamento ilimitado gratuito do Google não devem afetar muita coisa. No entanto, se você possui um smartphone Sony, por exemplo, ou está usando a plataforma para armazenar imagens de sua câmera dedicada, você pode querer pensar duas vezes antes de depender do "Alta qualidade", principalmente se você estiver armazenando arquivos de imagem RAW.


55

Comentários

Vale a pena? Comparativo mostra as diferenças entre 'Alta Qualidade' e 'Original' no Google Fotos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas