LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Assistentes virtuais podem ser "raptadas" com comandos de voz ultrassônicos

08 de setembro de 2017 2

A preocupação com hackers existe desde a época em que a internet era exclusiva do exército norte-americano e os PCs eram estações de trabalho isoladas. Com a evolução da tecnologia, esse problema só cresceu. Um dos maiores exemplos recentes, foi o roubo de dados confidenciais da HBO. Até a troca de componentes de um smartphone pode deixar o aparelho vulnerável a ataques hackers.

Como não poderia ser diferente, as assistentes virtuais também possuem falhas que podem ser exploradas. Um teste postado no YouTube mostra a Siri recebendo comandos de voz em frequências ultrassônicas, que não podem ser ouvidas pelos seres humanos, mas são captadas pelos aparelhos eletrônicos.

Os pesquisadores da Universidade de Zhejiang, conseguiram utilizar esta técnica, apelidada de DolphinAttack, para passar comandos de voz para iPhones, speakers Amazon Echo, smartphones Samsung com a Bixby e até computadores com Windows 10 e a assistente Cortana habilitada. Veja:

Os pesquisadores afirmam que o problema não é exclusivo do hardware utilizado e nem do software das assistentes, mas uma combinação dos dois. As fabricantes podem configurar os microfones para não operar com estas frequências de som e as assistentes podem ser programadas para distinguir a voz humana de sons produzidos por máquinas.

Utilizando esta falha, programas mal-intencionados poderiam comandar o seu dispositivo a acessar algum site malicioso e a fazer ligações, por exemplo. Os testes mostraram que na maior parte dos casos, a fonte dos comandos em frequência ultrassônica não pode estar a mais do que alguns centímetros de distância do aparelho. Porém o Apple Watch conseguiu ouvir comandos de voz originados a alguns metros de distância, o que levanta a possibilidade de que outros aparelhos possuam o mesmo problema.

O jeito é cobrir os microfones dos aparelhos assim como faz Mark Zuckerberg.


2

Comentários

Assistentes virtuais podem ser "raptadas" com comandos de voz ultrassônicos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas