
28 Setembro 2017
Há pouco mais de uma semana a Mozilla lançou o Firefox 55, que traz como principal diferencial o aumento do desempenho e menor consumo de memória RAM. Porém, existe uma outra forma de ganhar mais desempenho e estabilidade no navegador da Mozilla. Basta instalar a versão de 64 bits. Claro, se o seu computador for compatível.
A próprio fundação está incentivando a instalação da versão de 64 bits em máquinas com, pelo menos, 4 GB de memória RAM. Segundo ela, esta versão é mais segura e apresenta 39% menos travamentos que a versão de 32 bits. Isso por que o Firefox de 64 bits conta coma tecnologia Address Space Layout Randomization (ASLR). Abaixo explico as vantagens deste recurso.
A versão de 32 bits do Firefox possui uma limitação bem problemática. De acordo com as configurações do seu Windows, o navegador só pode consumir no máximo 2 ou 4 GB de memória. Quando esse limite é atingido, ou seja, com uma certa frequência, o navegador não consegue mais alocar novas informações e trava por completo. O Firefox de 64 bits, por sua vez, pode consumir mais RAM no Windows e, por isso, não passa por esse problema, diminuindo em até 39% os casos de travamentos e lentidões.
Outra vantagem do ASLR é a melhoria na segurança. Esta função armazena aleatoriamente os segmentos de um processo na memória RAM. Isso significa que é extremamente mais difícil para um hacker explorar uma vulnerabilidade chamada de "buffer overflow", já que ele não tem como saber onde o Firefox vai alocar os seus processos na memória. O ASLR não está presente na versão de 32 bits.
Acho que já deu pra perceber a importância de se usar o Firefox de 64 bits. Porém, é incrível como apenas uma pequena parcela dos usuários tem essa versão instalada, para ser mais específico, apenas 1,7% dos usuários rodam a versão de 64 bits do navegador.
Para tentar mudar este panorama, a Fundação Mozilla, a partir de agora, vai oferecer o Firefox 64 bits por padrão para quem acessar a sua página oficial. Obviamente que é preciso estar usando o Windows de 64 bits também. Até então, mesmo que você acessasse a página de download do Firefox em um Windows 64 bits, o instalador baixado era da versão de 32 bits. Mas isso mudou. A Mozilla também informou que vai migrar os usuários elegíveis automaticamente para a versão de 64 bits em breve.
Caso deseje, você pode acessar este link e baixar agora o Firefox de 64 bits para o seu computador. Vale notar que os usuários de Linux e macOS já contam com as versões otimizadas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários