LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Computex 2025: ASUS demonstra seu 1º monitor com taxa de atualização de 610 Hz

19 de maio de 2025 2

Depois do lançamento na China em abril, a ASUS trouxe à Computex 2025 o ROG STRIX ACE XG248QSG, um dos primeiros monitores do mundo a atingir taxa de atualização de 610 Hz. A novidade aposta em um painel "Super TN" para entregar a alta velocidade com tempos de resposta baixíssimos, de 0,01 ms. Também foram demonstrados duas alternativas com telas OLED, cujo maior destaque é o acabamento TrueBlack Glossy, reduzindo reflexos sem adotar textura fosca.

Uma das principais novidades do estande da ASUS na Computex, o ROG STRIX ACE XG248QSG é um dos primeiros monitores a atingir taxa de atualização de 610 Hz. Para chegar ao número extremo, ideal para games competitivos, o dispositivo une um painel Super TN de 24,1 polegadas, com resolução Full HD, e um modo overclock. A combinação garantiria tempos de resposta extremamente baixos, de até 0,01 milissegundo (ms), virtualmente eliminando qualquer rastro de movimento.

Usando painel Super TN e modo overclock, o ASUS ROG STRIX ACE XG248QSG consegue atingir taxas de atualização de 610 Hz, sendo um dos mais rápidos do mundo (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

A ASUS promete que o periférico será veloz até quando estiver operando em taxas abaixo dos 600 Hz, em que o input lag (o atraso dos comandos) ficaria na casa dos 0,8 ms, ou "2,25x mais rápido que os concorrentes". Para complementar, está presente a tecnologia Extreme Low Motion Blur 2 (ELMB 2), que insere quadros pretos entre as imagens para reduzir ainda mais os rastros. A diferença da segunda geração seria um brilho mais alto, "65% melhor que o de rivais".

Outros destaques do modelo incluiriam uma cobertura de cores de 90% da gama DCI-P3, número muito acima da média para um painel TN, e uma base que ocupa 30% menos espaço da mesa, aspecto importante para jogadores entusiastas e profissionais, que costumam posicionar mouse e teclado em posições incomuns na hora de participar de partidas competitivas.

A gigante não revelou preços para o mercado global ainda, mas os valores praticados no mercado chinês já podem dar uma ideia do que esperar — o XG248QSG terá as vendas iniciadas no país asiático neste mês, com preço sugerido de 7.999 yuan, ou cerca de R$ 6.285 em conversão direta.

Modelos OLED com tela brilhante antirreflexo

Foram apresentadas ainda duas alternativas com tela WOLED, o ASUS ROG STRIX OLED XG32UCWG e XG32UCWMG. Ambos possuem ficha técnica similar, tendo como diferença mais crítica os limites das taxas de atualização, que chegam aos 240 Hz e 165 Hz, respectivamente.

A dupla tem dois grandes destaques, começando pela função Dual Mode, na qual é possível reduzir a resolução para aumentar a taxa de atualização. O XG32UCWG possui por padrão tela 4K de 32 polegadas e taxa de 240 Hz, mas pode ser modificado para exibir resolução Full HD a 480 Hz.

Os novos monitores ASUS ROG STRIX OLED XG32UCWG e XG32UCWMG trazem telas 4K com Dual Mode, podendo chegar aos 480 Hz (Imagem: Divulgação/ASUS)

Já o XG32UCWMG traz tela de 32 polegadas 4K de 165 Hz, que pode ser modificada para Full HD a 330 Hz. Com isso dito, ambos trazem os benefícios do OLED, incluindo os tons de preto profundos e o tempo de resposta baixo, chegando aos 0,03 ms para garantir o mínimo de rastros possível.

A segunda característica forte dos monitores é o acabamento chamado pela ASUS de TrueBlack Glossy. A tecnologia promete manter o visual brilhante, mas reduzir de forma considerável o impacto dos reflexos na imagem, mantendo o contraste intenso do OLED e evitando a dispersão da luz.

Também estão entre os fortes dos modelos a presença de Taxa de Atualização Variável (VRR) com NVIDIA G-Sync e AMD FreeSync Premium Pro, base 60% menor em relação à linha ROG Swift OLED, switch KVM embutida para controlar mais de um dispositivo usando o mesmo conjunto de periféricos e suíte ASUS OLED Care Pro de proteção contra burn-in.

A tecnologia TrueBlack Glossy promete reduzir a dispersão de luz e os reflexos sem sacrificar o acabamento brilhante e o contraste intenso do OLED (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

Assim como o modelo LCD, ainda não há informações sobre preços e disponibilidade das variantes OLED para o mercado global — mais informações devem ser divulgadas nos próximos dias.


2

Comentários

Computex 2025: ASUS demonstra seu 1º monitor com taxa de atualização de 610 Hz
  • 0,01 ms deve ser em uma única transição de cor extremamente específica em condições de laboratório.


    Pra esse público o OLED é muito melhor e mais vantajoso. Nem o hardware mais top que existe hoje pega 600+ fps em eSports...

    E a diferença de 360 pra qualquer coisa acima disso é tão minúscula que pode se dizer que é insignificante. 360 Hz já é +/- 2,8.. ms pra varrer a tela, 610 Hz é +/- 1,63 ms, pra efeito de comparação 60 Hz é +/- 16,7 ms. Quanto maior fica menor o retorno. Quando chegea nesse ponto, a qualidade do painel e outras características importam muito, muito mais.

      • Interessante

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Especiais

          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

          Software

          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2