LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Computex 2025: AMD anuncia FSR "Redstone" com geração de quadros por IA e mais

21 de maio de 2025 0

Além de apresentar a aguardada Radeon RX 9060 XT, a AMD revelou durante conferência na Computex 2025 o FSR "Redstone", próxima geração da suíte de upscaling e recursos gráficos da marca que traz melhorias importantes. A grande novidade está na adoção de Inteligência Artificial para mais tecnologias, incluindo geração de quadros, remoção de ruído de Ray Tracing (RT) e outras.

O time vermelho deu um passo importante no lançamento da linha Radeon RX 9000 ao anunciar o FSR 4, que finalmente trouxe ao recurso de upscaling de imagem da empresa a combinação de IA e núcleos dedicados de processamento. Testes mostraram resultados promissores, a ponto de acirrar a disputa com o DLSS da NVIDIA, ainda tido como a melhor alternativa de upscaling no momento.

Buscando manter o ritmo, a AMD anunciou o FSR "Redstone", sucessor do FSR 4 que expande o uso de Inteligência Artificial para mais recursos. Além de um novo modelo aprimorado para upscaling, o Redstone trará aprendizado de máquina para a geração de quadros, o que não apenas deve garantir um desempenho final melhor, mas também aprimorar a qualidade de imagem dos quadros gerados.

No entanto, a novidade não para por aí e implementa outras duas novas tecnologias de IA à suíte FSR, similares às vistas no DLSS, o que aproxima ainda mais as soluções concorrentes. A primeira delas é a "FSR Radiance", que emprega a função conhecida como Neural Radiance Cache (NRC), equivalente da solução da NVIDIA de mesmo nome.

De forma resumida, a NRC armazena as informações obtidas pelos raios de Ray Tracing e aplica IA para prever o comportamento da luz em certas áreas do cenário 3D, reduzindo a quantidade de cálculos necessários para o traçado de raios e, consequentemente, garantindo um pouco mais de desempenho.

Já o Ray Regeneration, que se comporta de forma similar ao Ray Reconstruction da NVIDIA, usa IA para reconstruir partes do quadro que não puderam ser calculados usando RT, eliminando o ruído (os pixels "piscantes") das imagens característico do Ray Tracing. Novamente, há um impacto positivo no desempenho.

O novo FSR Redstone está previsto para chegar aos donos de placas Radeon RX 9000 na segunda metade de 2025 (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

Assim como o FSR 4, o FSR Redstone será disponibilizado inicialmente apenas para placas de vídeo da AMD baseadas na arquitetura RDNA 4, como a RX 9070 XT e a RX 9070. No entanto, a empresa não descartou trazer ao menos algumas dessas funcionalidades a GPUs de arquiteturas mais antigas.

O novo pacote de tecnologias da gigante está previsto para estrear na segunda metade de 2025. Mais informações sobre o funcionamento dos recursos e compatibilidade com jogos devem ser divulgadas nos próximos meses.


0

Comentários

Computex 2025: AMD anuncia FSR "Redstone" com geração de quadros por IA e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2