
30 Abril 2019
24 de fevereiro de 2019 67
Conforme já era esperado desde o primeiro vídeo de hands-on, a Huawei apresentou seu smartphone dobrável Mate X neste domingo, em evento durante a Mobile World Congress (MWC) 2019. O destaque fica por conta de ele ser o primeiro flexível a ter suporte a 5G.
O dispositivo conta com configurações potentes tanto no quesito desempenho quanto na quantidade de câmeras – quatro ao todo, das quais são três funcionais e uma ToF. A bateria dupla também deverá aguentar por muitas horas fora da tomada.
Diferente do principal concorrente – o Galaxy Fold –, o Mate X possui em seu design as suas duas telas para o lado de fora do aparelho. Desta maneira, o seu display único se junta com o secundário para formar o smartphone “desdobrado”.
Além disso, para o conjunto de duas telas iniciar o funcionamento, não é necessário abri-lo por completo. Há a possibilidade de deixá-lo inclinado (“Falcon Wings”), o que o permite abranger um ângulo de visão maior para os usuários, além de permitir ficar posicionado de pé em alguma superfície plana.
Outro destaque do aparelho é o seu corpo mais fino em comparação aos concorrentes, com uma tela praticamente sem bordas. Quando aberto, possui 5,4 mm de espessura – contra 5,9 mm do novo iPad Pro e 6,9 mm de outros dobráveis. Já quando está dobrado, a dimensão fica em 11 mm, ainda mais fino que outros concorrentes.
Com um total de três sensores destinados à captura de imagens, o Huawei Mate X conta com as lentes posicionadas na porção traseira do aparelho, em vertical no canto superior esquerdo. Desta maneira, eles ficam utilizáveis tanto com o dispositivo aberto quanto com ele fechado (para selfies). Ainda completa o conjunto uma lente ToF, para profundidade.
Uma das suas principais características é o suporte à rede móvel de quinta geração, por meio do modem Balong 5000 – o qual funciona em conjunto com o chipset Kirin 980. Ele promete uma performance que permite baixar 1 GB em apenas três segundos.
O hardware é compatível tanto com frequências sub-6 GHz quando as ondas milimétricas (mmWave). Além disso, o smartphone é o primeiro a suportar redes NSA (non-standalone) e SA (standalone) simultaneamente. O 5G pode ser usado apenas no slot do SIM 1.
Para carregar as duas baterias do Mate X, a Huawei implantou a tecnologia de super carregamento rápido de 55W. Com a tecnologia, é possível carregar 85% dos 4.500 mAh em apenas meia hora.
Em suas especificações, o dobrável da Huawei vem equipado com uma tela principal de 6,6 e uma secundária de 6,38 polegadas, as quais formam um display único de 8 polegadas. Ele ainda possui chipset Kirin 980, 8 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno.
Na configuração de câmeras, ele conta com três sensores traseiros e para selfies simultaneamente de 40 MP + 16 MP (ultra-wide) + 8 MP (teleobjetiva) e uma lente ToF para profundidade. Para completar, há duas baterias de 4.500 mAh totais e o sistema operacional Android 9 Pie.
O Huawei Mate X ficará disponível em meados de 2019, com data específica ainda não revelada pela companhia chinesa. Ele será comercializado pelo preço de €2299 (~R$ 9.746).
O que você achou do novo dobrável da Huawei? Diga para a gente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários