
23 Março 2021
22 de maio de 2020 3
Um grupo de cientistas descobriu, a 952 quilômetros da costa noroeste de Honolulu – capital do Havaí – o que passou a ser considerado o maior vulcão do mundo. Com cumes de cerca de 52 metros espalhados pelo oceano, o vulcão possui, no total, cerca de 150 mil quilômetros cúbicos. A maior parte de sua estrutura fica submersa.
O monte, que foi batizado de Pūhāhonu – que significa “tartaruga subindo para respirar" em havaiano, está entre uma grande cadeia de outros vulcões e montanhas submarinos que vão desde o arquipélago havaiano até o extremo leste da Rússia. Muitos dos vulcões dessa cadeia – que conta com aproximadamente 120 estruturas – estão mortos há muito tempo e submersos no oceano, encobertos pelas ondas, embora os picos relativamente jovens que compõem as ilhas havaianas ainda se elevem sobre a terra e, ocasionalmente, explodem.
Após a descoberta, o Pūhāhonu desbancou o Mauna Loa no título de maior vulcão do mundo. O antes gigantesco e agora minúsculo (se comparado ao novo vulcão) possui cerca de 80 mil quilômetros cúbicos e fica localizado próximo à ilha do Havaí. Desde sua base no fundo do mar até seu cume, a milhares de pés sobre a ilha, Mauna Loa se eleva a mais de 9.170 metros, o que a torna, tecnicamente, mais alta que o Monte Everest.
"O novo cálculo de volume mostra que Pūhāhonu é substancialmente maior que qualquer outro vulcão havaiano, incluindo Mauna Loa, que se presume ser o maior vulcão da Terra", escreveu o pesquisador no estudo, que ainda será publicado na edição de julho da revista Earth and Planetary Science Letters.
Para obter mais informações sobre a montanha descoberta, os cientistas utilizaram detectores sonares e gravitacionais, encontrando toda a pegada topográfica do vulcão, desde os pequenos picos até as rochas mais profundas. De todo a sua totalidade, apenas 30% fica acima do mar, ao passo que o restante fica tão abaixo no oceano que chegou a afundar a crosta centenas de quilômetros ao longo dos seus 14 milhões de anos.
A equipe explicou ainda que o Pūhāhonu pode ser o vulcão mais quente já encontrado no mundo. Examinando amostras de olivina, mineral que se forma do magma frio e cristalizado, os pesquisadores estimaram que o magma expelido pelo vulcão chegava perto de 1.700ºC em sua primeira erupção.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários