
Jogos 09 Dez
16 de dezembro de 2022 9
O Game Pass da Microsoft tem sido alvo de muita discussão na indústria dos videogames. Enquanto muitos jogadores acreditam que o serviço é uma inovação fantástica, permitindo que todos tenham acesso a um vasto catálogo de jogos, em diversas plataformas diferentes, sem precisar investir uma fortuna para isto, muitas desenvolvedoras acreditam que o serviço não é lucrativo o bastante para custear a produção de jogos de alto orçamento, preferindo manter o modelo de vendas atual.
Esta semana, os analistas do Digital Foundry publicaram um novo episódio do podcast DF Weekly e discutiram o impacto negativo que o Game Pass tem trazido para a indústria dos videogames como um todo.
A Digital Foundry já ficou conhecida por analisar o desempenho técnico dos jogos nas diferentes plataformas e suas otimizações, o que permite que os analistas tenham bagagem o bastante para determinar quais desenvolvedoras estão fazendo melhores trabalhos.
Durante o mais recente episódio do podcast DF Weekly, os analistas da empresa afirmaram que muitos jogadores do Xbox já não compram jogos first party ou lançados diretamente no Game Pass, implicando que o serviço tem afetado negativamente as vendas de jogos. Vale dizer que eles não citaram uma fonte oficial para esta afirmação.
Muitas pessoas não compram os jogos exclusivos da Microsoft, com o Game Pass disponível. As vendas despencaram, não é? Quero dizer, podemos olhar para os números de vendas e os jogos exclusivos da Microsoft números muito baixos, devido à prevalência do Game Pass.
Embora Phil Spencer, chefe da Divisão Xbox, tenha afirmado veementemente que o Game Pass não mitigou as vendas de jogos, reforçando que o serviço é apenas mais uma opção de consumo para os jogadores, a revelação feita pelos analistas da Digital Foundry corrobora com os temores de muitas desenvolvedoras em colocar lançamentos em serviços como o Game Pass.
A Sony já declarou que não tem planos de colocar lançamentos na PS Plus, pois isso não traria renda o suficiente para custear os projetos e parece que a Microsoft está chegando em um ponto onde isso fica cada vez mais evidente.
John Linneman, outro analista da Digital Foundry, afirma que as vendas de jogos no Xbox tiveram uma queda de 80% em relação à era pré-Game Pass.
Mesmo que eles não citem fontes, é obvio que com os lançamentos no Game Pass, muitos jogadores preferem pagar apenas a mensalidade do serviço do que investir em apenas um jogo, fora o fato de que a própria Microsoft possui um console dedicado aos jogos em versão digital, como uma forma de promover o Game Pass, fora outras ações da empresa para isto.
Em contrapartida, o Game Pass também ajudou a promover muitos jogos que acabariam ficando "esquecidos" no modelo tradicional, principalmente os títulos indie ou sem um investimento massivo de divulgação.
E aí, qual sua opinião sobre essa análise?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários