LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Israel x Hamas: Como hackers conduzem ataques cibernéticos durante o conflito

09 de outubro de 2023 0

O último final de semana foi marcado pela explosão do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Mas além de centenas de mortes, fruto dos bombardeios e do enfrentamento militar, a guerra amplia ainda mais a complexidade com a inclusão de ataques cibernéticos —e os hackers têm mirado tanto o governo israelense quanto as infraestruturas palestinas.

A guerra iniciou no último sábado, quando o Hamas invadiu o território israelense de surpresa, desencadeando uma série de confrontos. Enquanto os terroristas afirmam ter capturado mais de 100 reféns, Israel respondeu com ataques de mísseis em território palestino.


Em meio a esse cenário, Julian B., um especialista em cibersegurança, monitorou os ataques cibernéticos e elaborou uma linha do tempo das ações de vários grupos. Os grupos identificados foram o ThreatSec (cuja afiliação não está clara), Anonymous Sudan (aliado da Rússia), Killnet (também aliado da Rússia) e Cyber Av3ngers (aliado do Irã).

O Anonymous Sudan realizou o primeiro ataque, direcionando-se aos sistemas de alerta de emergência de Israel e ao Jerusalem Post. Enquanto isso, os Cyber Av3ngers atacaram empresas que cuidam da rede elétrica de Israel. O Killnet tentou invadir sites do governo israelense, e o Ghosts of Palestine encorajou hackers a atacarem infraestruturas privadas de Israel e dos Estados Unidos.

Do outro lado, o ThreatSec alega ter comprometido uma estrutura de internet na Faixa de Gaza, e hackers indianos afirmam ter atacado sites palestinos. Além disso, grupos como Garuna e TeamHDP manifestaram interesse em mirar as páginas do Hamas e da Universidade Islâmica de Gaza.

A maioria dos ataques nesse conflito recente entre Israel e Hamas utiliza o método de DDoS (ataques de negação de serviço distribuído), que busca interromper sites inundando-os com tráfego.

O Killnet e o Anonymous Sudan já realizaram ataques famosos no passado, atingindo grandes empresas e até o governo dos EUA com ataques DDoS. Esses ataques cibernéticos adicionam uma camada preocupante a um conflito já devastador.


0

Comentários

Israel x Hamas: Como hackers conduzem ataques cibernéticos durante o conflito
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2