
22 Setembro 2014
Atualmente no mundo mobile, nós temos ótimos dispositivos rodando ótimos sistemas operacionais. Dois desses sistemas que se destacam e muito são o iOS e o Android, que contam com uma enorme fatia do mercado. Ambos os sistemas são ótimos, mas assim como qualquer outro, tem seus defeitos e qualidades, e em aspectos em comum ou distintos, as diferenças acabam se tornando vantagens entre eles.
Nós publicamos hoje um artigo listando nove vantagens do iOS sobre o Android, mas nesse atigo aqui você verá o contrário, pois vamos citar nove vantagens que o Android tem sobre o iOS.
1) Interface e layout
Uma das principais vantagens do Android é ter a opção de customizar o seu layout com temas variados e com widgets nas páginas. Essa é uma das principais características das quais os usuários do sistema da Google mais se gabam, e de fato, é um diferencial em relação ao iOS, da Apple, que por sua vez mantém o "padrão" desde o seu lançamento - claro, houveram muitas melhorias notáveis.
2) Notificações
Pode parecer um fator "bobo" para se destacar, mas não é. As notificações do Android são mais limpas e não atrapalham muito o usuário na hora que aparecem. Elas aparecem em menus bem rápidos, e o usuário pode escolher as que são mais importantes e destacá-las, e as menos importantes ele pode deixar de lado. Nesse quesito, ponto para o Android.
3) Mensagens
Quem é que não troca mensagens diariamente? Pois no Android isso é feito de maneira mais prática. O KitKat, pra ser mais exato, possui um sistema de troca de mensagens mais completo do que o SO da Apple. No aplicativo Hangouts para Android você tem mais opções de integração com o sistema e também você pode iniciar uma nova conversa se quiser mudar de SMS para outro serviço de mensagens.
4) Suporte à telas maiores
O Android, por sua vez, comporta dispositivo com telas cada vez maiores que são lançados constantemente no mercado. A busca pela tela de tamanho ideal, seja ela de 5" polegadas ou mais, fez com que o Android de adaptasse à diversos modelos de smartphones, diferentemente do iOS, que comporta apenas os tamanhos de tela do iPhone atual, que é de 4" polegadas.
5) Compatível com dispositivos de várias marcas
Essa aqui vai para o currículo do Android como sendo uma das principais características do sistema. A compatibilidade com dispositivos de diversas marcas faz do Android um dos sistemas mais utilizados no mundo todo. Tudo bem que muitas dessas empresas customizam o SO para deixar com a cara da marca e/ou do dispositivo, mas convenhamos, o Android é ótimo em adaptar-se à novos horizontes.
6) Loja de aplicativos que aceita dinheiro nacional
Atualmente a Google Play conta com mais de 800 mil aplicativos na sua loja, o que é incrível, pois ela conseguiu atingir a marca da App Store em pouquíssimo tempo. O que era um ponto de discussão entre os fãs e usuários das duas marcas não existe mais, e pra melhorar, a Google Play, loja de aplicativos do Android, aceita dinheiro nacional, em Real, diferente da App Store, que aceita apenas cartão de crédito internacional e compras por Gift Cards.
7) Plataforma de código aberto
Esse aqui é um ponto que nós poderíamos chamar de "cobertor curto". Se puxarmos demais para cima, nossos pés ficam descobertos, mas se tentamos cobri-lo nossa parte de cima fica à mostra. O Android sempre foi elogiado e ao mesmo tempo apedrejado por ser uma plataforma de código aberto, mas isso para os desenvolvedores é extremamente ótimo, pois eles tem mais liberdade para trabalhar com o OS da Google - diferente dos outros sistemas, que são fechados. O grande problema é a quantidade de vírus e hackers, mas se pensarmos no lado dos desenvolvedores, esse é um ponto super positivo.
8) Instalação de ROMs
ROM significa Read Only Memory, que em tradução livre significa "ler apenas o que está na memória". Não é um nome tão sugestivo para o que essa função faz, mas tudo bem, pois ela também é incrível! As ROMs que podem ser instaladas no Android deixam-no com um visual completamente novo, adaptando-o para diferentes modelos de smartphones/tablets e fabricantes.
Basicamente, é uma forma de modificar os arquivos do sistema, adicionando ou removendo coisas que o usuário seleciona e julga útil em seu dispositivo. A instalação de ROMs requer uma certa habilidade do usuário, então, pesquisem bastante antes de sair por aí fazendo alterações no sistema.
9) Gerenciamento de processos e resolução adaptativa
Gerencimento de processos: memória RAM fritando? É só finalizar alguns processos e pronto, livre para voar, de novo. O gerenciador de processos do KitKat recebeu diversas melhorias, deixando-o ainda mais funcional do que já era. Agora, você sabe, em gráficos, exatamente quanto cada aplicativo está consumindo da memória do seu dispositivo, quanto de memória RAM eles estão usando e por quanto tempo estão abertos, por exemplo.
Essa não é uma funcionalidade nova, e já é bem antiga no mundo do Android, mas no KitKat, como dissemos, ela recebeu diversos aprimoramentos, ficando ainda mais intuitiva.
Resolução adaptativa: essa é mais uma novidade do KitKat. O aplicativo do YouTube já fornece esse suporte, e enquanto você assiste um vídeo online, ele adapta a resolução e tamanho do vídeo para o tamanho da tela, e isso varia demais entre os dispositivos que utilizam Android. Agora essa é uma função nativa do sistema, e quando você estiver vendo algum streaming de vídeo, por exemplo, a tela irá se adaptar conforme diversos fatores, como tamanho e rotação da tela e velocidade da internet, por exemplo.
Este artigo não visa implicar na decisão do usuário sobre "qual plataforma é a melhor". O iOS é um sistema incrível, tanto quanto o Android, mas cada uma tem suas respectivas vantagens. Se você discorda de algum item na lista é só deixar nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários