LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Grandes empresas de telefonia se unem para melhorar cobertura indoor

31 de outubro de 2015 0

Poucas coisas são mais irritantes do que entrar em um lugar e perder o sinal no celular. Para sanar este problema Claro, Oi, TIM e Vivo decidiram criar um Termo de Compromisso com o qual as operadoras possam contratar de maneira conjunta uma ou mais empresas para a construção, instalação e cessão não exclusiva para cobertura indoor em 150 localidades no País. A ideia é resolver o problema da cobertura em locais fechados como shopping centers, estádios de futebol e centros comerciais. O mais interessante sobre essa iniciativa é que a infraestrutura será compartilhada pelas quatro operadoras de telecomunicação.

Ao que tudo indica este projeto foi submetido somente ao Cade no último dia 8 de outubro, e o Termo de Compromisso foi até mesmo publicado pela superintendência-geral da entidade no Diário Oficial da União no último dia 20. Apesar disso, o valor total da operação e os estabelecimentos elegíveis não foram revelados.

Por enquanto, a ideia seria instalar small cells para proporcionar a cobertura indoor compartilhada. A infraestrutura utilizará solução in-building como suporte para os serviços, mas, em último caso, a estrutura indoor também pode ser utilizada para reforçar o sinal de celular irradiado para o local fechado.

As teles contarão com empresas terceiras para a construção e instalação da infraestrutura indoor. Elas serão escolhidas através de critérios técnicos e comerciais, além de pré-requisitos acordados entre as operadoras. A companhia contratada em conjunto pelas quatro grandes também poderá realizar contratos de cessão de uso da infraestrutura para outras operadoras.

Segundo o termo, a operação tem "como principal objetivo reduzir custos de investimento, operação e manutenção das redes das requerentes, refletindo uma maior competitividade, bem como oferecer a prestação dos serviços aos seus clientes da forma mais eficiente possível". Entre as empresas que podem se interessar no projeto, estão as próprias tower companies - operadoras de torres que compram esses ativos e alugam de volta (leaseback) para as teles. Mas a ideia é que companhias de infraestrutura também possam apresentar propostas.


0

Comentários

Grandes empresas de telefonia se unem para melhorar cobertura indoor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista