
Android 03 Jun
20 de novembro de 2017 0
Peritos da Polícia Federal em Campo Grande (Mato Grosso do Sul) desenvolveram e aprimoraram um software capaz de detectar pornografia infantil automaticamente nos computadores de suspeitos. O programa foi batizado com o nome de NuDetective e ele utiliza algorítimos, comparações e outras tecnologias para varrer, em poucos minutos, um computador em busca de imagens de nudez e pedofilia.
A ideia é semelhante a um outro software apresentado pela Microsoft e pode ser usado no local do crime, em operações de busca e apreensão, sem que seja preciso fazer uma busca manual nos computadores dos suspeitos. Isso facilita o trabalho da polícia, uma vez que, muitos dos arquivos podem estar escondidos em várias pastas e a busca manual ocupa muito tempo.
A tecnologia usa a geometria computacional e detecção de pixels para reconhecer arquivos que contenham nudez. Com isso, as fotos são catalogadas enquanto os vídeos têm capturas tiradas com o mesmo parâmetro. O software também compara os nomes dos arquivos com uma lista de termos que já fazem parte do banco de dados da Polícia Federal.
Segundo os peritos, o software tem uma taxa de sucesso de 95% para fotos e de 85% para vídeos, sendo que ele também é capaz de trabalhar offline. Outra informação revelada pelos criadores do NuDetective é de que ele pode trabalhar na identificação de ambos os gêneros sendo capaz de reconhecer crianças de todas as idades.
A Polícia Federal ainda revela que mais de 300 pedófilos foram indiciados graças ao uso do software. Pedro Monteiro da Silva Eleutério, um dos engenheiros que ajudou a criar o software, ainda explica
O suspeito não precisa compartilhar as imagens para responder criminalmente. Basta ter fotografias e filmes que exponham crianças para ser responsabilizado
A eficácia do programa chamou a atenção de outras agências policiais sendo usado por mais de 50 instituições do Brasil com uma lista que vai desde órgãos estaduais da própria Polícia Federal, polícias civis, Exército, Marinha, Ministérios Públicos, institutos de criminalística e universidades. A solução também foi adotada em mais nove países, como Estados Unidos, Portugal e Argentina.
Os peritos também revelaram que, antes, o processo de identificação de imagens e vídeos de pedofilia levava até 20 dias e agora tudo é feito em apenas 15 minutos. O software também ajuda os peritos a apurar, inclusive, se o pedófilo está se comunicando com a criança ou compartilhando as imagens com outras pessoas.
O software funcionava, anteriormente, apenas em computadores, bem como dispositivos de armazenamento como pendrives e cartões de memória. Entretanto, agora ele também ganhou uma versão capaz de realizar a varredura em smartphones ou tablets.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2