
Curiosidade 11 Jan
10 de maio de 2018 24
Já ficou mais do que provado que a internet não é mais "terra de ninguém"; as denúncias e processos que ocorreram nos últimos anos e ainda continuam sendo feitas dia após dia reiteram, mais do que nunca, que ações feitas do outro lado das telinhas podem sim, ser penalizadas.
Outra prova disso acaba de ser divulgada, com o início da operação Bravata por parte da Polícia Federal (que também está trabalhando no combate de notícias falsas).
Ela visa combater os crimes on-line de racismo, ameaça, incitação ao crime e terrorismo; de início, a operação será efetivada em:
Iniciando com o pé direito, a polícia já cumpre o mandato de prisão do supremacista branco Marcello Vale Silveira Mello (um analista de sistemas curitibano).
Mello, que já havia sido preso e condenado por racismo e incitação à violência em 2012, não foi o único enquadrado.
Outros 6 mandados de busca e apreensão foram emitidos para suspeitos envolvidos em um grupo que espalha mensagens de ódio em redes sociais, fóruns e sites.
Entre eles, também está Emerson Setim, outro residente de Curitiba, também faz parte do "Homens Sanctos", um grupo que utiliza os sites silviokoerich.org, homemdebem.org, tioastolfo.com, o fórum dogolachan.org para propagar de conteúdo racista, neonazista, entre outros discursos de ódio.
Em relação à intolerância on-line, o juiz Marcos Josegrei, que autorizou a prisão de Mello, comenta:
Trata-se de um interminável festival nauseante de agressões, impropérios e estimulação às mais diversas violações aos direitos humanos.
Os envolvidos aparentam possuir o prazer mórbido de disseminar sandices a um número indeterminado de usuários do ambiente virtual, como se a sua repetição contínua ao longo dos anos as tornasse legítimas, aceitáveis ou passíveis de defesa.
Tendo dito isso, a partir de agora é bom pensar duas vezes antes de atacar alguém gratuitamente na internet.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários