
Tech 25 Jan
27 de janeiro de 2018 52
Um dos grandes nomes das invenções do século XIX, Nikola Tesla acabou não tanto famoso quanto seu chefe e rival, Thomas Edson. Contudo, o trabalho que desenvolveu foi essencial para a criação dos sistemas elétricos usados atualmente. Nascido na Croácia de pais sérvios, o engenheiro protagonizou com seu patrão a chamada “guerra das correntes”.
Enquanto Edson defendia a corrente contínua (CC), operante em uma potência de 100v e complicada para se converter a outras voltagens, Tesla era um entusiasta da corrente alternada (CA), pela facilidade de transmissão em grandes distâncias. No final, apesar de Nikola ter levado a vantagem sobre Thomas, foi este último que passou a ser conhecido como o “pai da eletricidade”.
Atualmente, o nome do croata está relacionado à fabricante de carros elétricos de Elon Musk – que pode ficar sem salário caso sua empresa não atinja os objetivos –, a qual recebe o nome “Tesla”.
Apesar de não ter ganhado tanta fama, Nikola Tesla foi de grande importância no desenvolvimento da eletricidade e ainda fez previsões relacionadas a outras tecnologias, que se concretizariam muitas décadas depois. Veja cinco delas abaixo.
Tesla era fascinado pela tecnologia sem fio. Essa admiração o levou a escrever que um dia seria possível transmitir sinais telefônicos, documentos, arquivos musicais e vídeos em todo o mundo sem a utilização de cabos. As suas palavras se tornaram realidade após a criação da “World Wide Web” – na década de 1990 – e da rede de internet Wi-Fi.
Em uma entrevista à revista americana Colliers, em 1926, Tesla relatou a respeito de uma possível “tecnologia de bolso”, a qual teria a capacidade de transmitir imagens, músicas e até vídeos para o mundo todo, tudo isso sem fio.
“Poderíamos presenciar e escutar eventos como se estivéssemos neles.”
No ano de 1898, NIkola realizou uma demonstração de um equipamento “autômato”, wireless e controlado de forma remota. O cientista acreditava que, no futuro, as máquinas controladas de forma remota teriam um importante na vida das pessoas – e se aproximou muito da realidade atual.
O croata imaginou que aeronaves teriam a capacidade de dar a volta ao redor do planeta em alta velocidade e por rotas comerciais em diferentes países, a fim de levar muitos passageiros a um outro local.
“A aplicação mais valiosa da energia sem fio será a propulsão de máquinas voadoras sem combustível, livres de qualquer limitação, como as que existem nos atuais dirigíveis. Poderemos viajar de Nova York até a Europa em apenas poucas horas.”
A revista Colliers publicou uma matéria, em 1926, chamada “When Women is Boss” (“Quando a mulher é chefe”, em tradução livre), na qual Tesla – com 68 anos na época – afirmou que as mulheres utilizariam a tecnologia sem fio para obter melhor educação e emprego, até se tornar o sexo dominante.
Apesar de a tecnologia não ter sido a responsável diretamente pela ascensão da mulher nos âmbitos social e político, o segmento certamente possui relevância nesse processo. Vale lembrar que gigantes do ramo possuem comandantes femininas, como a diretora executiva do Yahoo, Marissa Mayer, e a atual diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários