
Curiosidade 21 Dez
31 de março de 2018 45
Enquanto a NASA pretende explorar a galáxia para procurar exoplanetas, uma nova descoberta pode colocar em cheque teorias aceitas a respeito de como funciona o universo.
Cientistas estudam há algum tempo a existência de um tipo misterioso de matéria conhecida simplesmente como "matéria escura". Ela nunca foi observada diretamente, mas isso não impede que estudiosos sejam capazes de ver os efeitos da gravidade dela em todo o universo, mais especificamente, nas galáxias.
Acredita-se que seja um componente presente em todas as galáxias existentes, e isso tem sido comprovado através dos estudos. Até então, acredita-se que a matéria escura está diretamente relacionada à velocidade de uma galáxia, porque sua força gravitacional coloca tudo em movimento. Só que agora foi descoberta uma galáxia que, para espanto dos cientistas, não há nenhuma matéria escura.
Em um novo estudo publicado na Nature, os cientistas revelam que uma galáxia no mínimo bizarra, que parece não ter a influência gravitacional desse tipo de matéria, e isso está levando a comunidade a questionar as teorias antigas sobre a criação de galáxias.
Essa galáxia é conhecida por NGC1052-DF2 e está localizada a 65 milhões de anos-luz. Ao medir a velocidade de 10 aglomerados globulares — conjuntos cintilantes de milhões de estrelas — eles verificaram que o conjunto se move lentamente. isso significaria, portanto, pouca ou nenhuma presença de matéria escura.
Pieter van Dokkum, professor de Yale e principal autor do estudo, explica que "esta substância invisível e misteriosa é o aspecto mais dominante de qualquer galáxia". Por isso, encontrar uma galáxia sem ela é algo muito inusitado.
Isso desafia as idéias padrão de como nós pensamos que as galáxias funcionam, e isso mostra que a matéria escura é real. Tem sua própria existência separada, além de outros componentes das galáxias. Este resultado também sugere que pode haver mais de uma maneira de formar uma galáxia.
No entanto, James Bullock, pesquisador da Universidade da Califórnia, chama atenção para o fato de que a galáxia estudada está orbitando uma outra. Por isso, talvez a matéria escura da NGC1052-DF2 tenha existido durante o processo de formação da galáxia, mas, com o tempo, poderia ter sido atraída pelo sistema vizinho.
Novas buscas serão realizadas, com o objetivo de averiguar se há outras galáxias que apresentam a mesma característica. Se isso acontecer, talvez seja hora de rever as teorias a respeito do tema.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários