
Curiosidade 18 Mai
Desde que passou a vigorar a nova medida de bloqueio dos celulares piratas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já baniu 37 mil aparelhos irregulares ou adulterados nos estados do Distrito Federal e de Goiás.
De acordo com a Anatel, foram 2,3 mil dispositivos bloqueados somente no primeiro dia de cortes (9 de maio). Antes da data, a agência federal enviou um alerta aos aparelhos piratas três vezes durante 75 dias, a respeito da medida.
“O projeto Celular Legal fortalece o combate a celulares adulterados e inibe o uso de aparelho não certificado pela Anatel.”
Juarez Quadros
Presidente da Anatel
É importante destacar que o bloqueio realizado dentro do Brasil também se aplica a países do exterior. Isso se deve ao fato de a base nacional de dispositivos possuir integração à utilizada a nível mundial. Contudo, não são todos os smartphones estrangeiros que serão banidos no país – entenda melhor neste link.
A recomendação da Anatel é que o consumidor sempre verifique o número IMEI do celular antes de comprá-lo, para saber se existe qualquer irregularidade vinculada ao aparelho.
Para isso, basta discar *#06# e checar se o número que aparece no visor é o mesmo do presente na caixa. Caso sejam diferentes, há uma enorme possibilidade de o celular ser pirata – fato que o coloca na lista para ser bloqueado.
O Portal da Anatel também conta com uma página dedicada de verificação do código IMEI. Você pode acessá-la aqui para saber da situação do seu smartphone.
Qual é a sua opinião sobre a medida de bloqueios da agência nacional? Comente conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários