
25 Junho 2021
Pesquisadores chineses criaram um protótipo de rifle de assalto laser com dimensões parecidas com a de um AK-47, famoso fuzil de assalto soviético, apelidado de ZKZM-500, segundo o South China Morning Post. A questão é que esse protótipo pode acabar incendiando pessoas usando lasers. Em distâncias de até 800 metros, essa arma seria capaz de queimar a pele de alguém.
Além disso, caso as roupas da pessoa sejam inflamáveis, elas podem ser incendiadas, segundo um cientista que trabalhou no projeto para o jornal. Ela pesa aproximadamente 3 Kg com calibre de 15 mm, e é alimentada por baterias recarregáveis de lítio que permitem aproximadamente mil tiros a cada dois segundos.
Apesar de toda essa informação, a arma é descrita como "não-letal", segundo uma documentação divulgada no último mês na Plataforma de Serviços Públicos para a Integração Nacional Civil-Militar, dando a entender que esse rifle a laser não tem as mesmas capacidades e não traria as mesmas consequências que um fuzil tradicional, segundo a publicação do South China Morning Post.
Aparentemente a ZKZM-500 está pronta para a produção em massa, e seria exclusiva para as forças armadas e policiais da China. Entretanto, a empresa fabricante dessa nova arma, ZKZM, supostamente não encontrou um parceiro que tenha licença.
Ela é mais um exemplo de tecnologia chinesa que chama a atenção. Isso porque eles já planejam colocar em todos os carros um chip de identificação por radiofrequência para rastrear a localização de um veículo, além de ter usado drones com câmeras de alta definição para fazer levantamentos sobre a população para dar uma nota pessoal baseada em comportamento até 2020.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários