LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Homem é preso após se recusar a desbloquear seus dois smartphones

16 de julho de 2018 5

Um curioso caso que ocorreu em Tampa, no estado da Flórida, EUA, envolveu um norte-americano chamado William Montanez, que foi condenado a seis meses de prisão após se recusar a desbloquear seus dois smartphones.

O homem havia sido parado pela polícia por excesso de velocidade, e mesmo após diversos mandados judiciais, se recusou a fornecer a senha para os dispositivos.

Cães farejadores encontraram maconha dentro do carro de Montanez, algo que fez com que uma investigação adicional fosse realizada – por isso, o desbloqueio de seus aparelhos tornou-se necessário.

Diante do juiz, em uma audiência de custódia, Montanez – que foi detido em flagrante dia 21 de junho – afirmou não lembrar os códigos de acesso.

No atual momento, na cadeia, ele aguarda seu julgamento relacionado à posse de drogas, que deverá aumentar ainda mais a sua pena.

O juiz responsável pelo caso, Gregory Holder, afirmou que a sentença poderá ser aliviada, com possiblidade até mesmo de liberdade, caso Montanez "se lembre" dos códigos de acesso.

Patrick Leduc, advogado que representa o acusado, com o processo de investigação seguindo de forma incorreta, seu cliente teve o direito à "liberdade individual" negada.

Ele acredita que o caso serviu como um alerta para todos em relação à quebra de privacidade de suspeitos – algo que poderia acontecer com qualquer pessoa.

Leduc crê que não existam indícios de que a informação encontrada em ambos os aparelhos poderá contribuir nas investigações, mas o promotor Tony Falcone discorda.

Falcone baseia-se em leis recentes da Flórida, que garantem a obtenção de um mandado judicial para liberação de smartphones e outros dispositivos, o que implica na obrigação de seus respectivos donos em cooperar – algo que, se existisse aqui no Brasil, teria mandado para a cadeia o Ministro investigado por corrupção que se recusou a entregar sua senha para a PF.

O polêmico tema divide muitas opiniões, afinal de contas, qualquer pessoa poderia ser obrigada a desbloquear seu smartphone, que contem informações pessoas – e muitas vezes até foto íntimas – e entregá-lo às autoridades.

Qual é a sua opinião sobre essa nova lei da Flórida? Deveriam as autoridades ter o direito de acesso irrestrito ao smartphone de qualquer suspeito? Compartilhe seu pensamento no espaço abaixo.


5

Comentários

Homem é preso após se recusar a desbloquear seus dois smartphones
  • Tudo bem que ele não foi preso por se recusar a desbloquear os smartphones. Mas uma lei dessas não pode existir. Então vou começar a distribuir cópias de chaves da minha casa pra polícia, pra que eles possam entrar a hora que quiserem e fazer o que quiserem. Se o suspeito concordar, não dever nada a ninguem, e quiser liberar a senha, problema dele. Constantemente ouço relatos de conhecidos, dizendo que em algumas abordagens da polícia militar aqui de Goiás, os policiais obrigam o cidadão a desbloquear o celular pra que seja vistoriado. Nada disso pode ser feito sem o policial tiver em mãos um mandado de busca do aparelho. Sou totalmente contra esse tipo de lei que invade a privacidade do cidadão, salvo, em casos em que o suspeito esteja sendo investigado ou tenha histórico criminal que possa pesar pra que seja necessária a providência de uma busca.

      • Se ele tivesse dado acesso aos smartphones, a penalidade dele poderia ser abrandada ou até mesmo agravada (dependendo do que fosse encontrado), mas essa questão não implicou necessariamente na prisão dele, e sim a posse de drogas.

          • Aff matéria ridícula, tem tanta notícia de tecnologia e ainda insistem em postar essas merdas de clickbait.

              • É só não matar, não roubar e não estuprar porra - Jair Bolsonaro

                  • Click bait do carai. Ele não foi preso por se recusar a dar a senha, mas sim pela posse de droga. Título ridículo.

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista