
Segurança 31 Ago
09 de setembro de 2018 0
Apesar de ser conhecida por sua rigidez e falta de flexibilidade quanto ao iOS, ao que parece a Apple deixou as coisas um pouco liberadas demais e os desenvolvedores de alguns aplicativos acabaram tirando certo proveito disso.
De acordo com um levantamento feito pela equipe de desenvolvedores do GuardianApp, aplicativo de VPN que está em fase beta, uma quantidade crescente de aplicativos está coletando e vendendo a localização de milhares de usuários ao redor do mundo através do uso de trechos fechados de código produzidos por empresas de monetização.
“Para obter acesso inicial a dados precisos dos sensores de GPS do dispositivo móvel, os aplicativos geralmente apresentam uma justificativa relevante para o funcionamento na caixa de diálogo de permissão Serviços de Localização, fornecendo geralmente pouca ou nenhuma menção ao fato de que os dados de localização serão compartilhados com entidades de terceiros para fins não relacionados à operação do aplicativo”, a equipe do app publicou no seu blog oficial.
Em alguns casos, os desenvolvedores da aplicação possuem uma boa intenção e querem apenas fornecer informações baseadas na localização dos usuários, os ajudando. Porém, com a utilização dos códigos fornecidos pelas próprias empresas de monetização, como citado, até esses acabam sendo incluídos no grupo daqueles que usam e abusam do seu usuário, o transformando no produto, vendendo as suas informações e aumentando consideravelmente os lucros da companhia.
Apesar desse problema poder ser associado em partes a Apple – que talvez precisará rever algumas diretrizes da sua loja de aplicativos, restando grande parte da culpa para aqueles que se aproveitam das permissões fornecidas por seus usuários, a própria companhia, que se orgulha constantemente do seu cuidado com a privacidade de seus clientes, oferece em seus aparelhos uma configuração que pode inibir a ação de algumas empresas: em seu iDevice, acesse o app de configurações, percorra o caminho Privacidade>Publicidade e limite a publicidade rastreada.
De acordo com a publicação do GuardianApp, os 24 aplicativos para iOS a seguir enviam informações para firmas de monetização de dados de terceiros. Confira:
Vale ressaltar que, cabe a nós, usuários, independente da plataforma, julgar por nós mesmos quando um aplicativo poderá usar ou não as suas informações coletadas. A melhor forma de evitar que casos como esses aconteçam ainda depende de nós mesmos, negando o compartilhamento de informações quando requisitado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários