LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Black Mirror? Sistema de classificação social chinês mira cientistas que infringirem regras

14 de dezembro de 2018 6

Já falamos sobre o sistema de classificação social chinesa, que lembra muito o episódio Nosedive, da terceira temporada de Black Mirror.

O polêmico projeto, que prevê sanções aos direitos de locomoção e crédito para quem não se encaixar nas leis locais - e isso inclui até os gamers! -, tem um novo e inusitado alvo: os cientistas.

De acordo com o escritor David Cyranoski, da Nature News, "pesquisadores na China que cometem má conduta científica podem em breve ser impedidos de obter um empréstimo bancário, administrar uma empresa ou se candidatar a um emprego de serviço público".

Se a regulação do setor era feita antes pelo Miinstério da Ciência chinês e suas universidades, hoje uma série de agências governamentais passam a ter poder para aplicar penalidades a cientistas, segundo o escritor.

O caso ocorre à experiência de edição de genes feita pelo cientista chinês He Jiankui, cujos detalhes foram divulgados no final do mês passado. O cientista admitiu usar uma ferramenta de edição de genes para modificar embriões humanos, em pesquisa realizada em segredo e sem passar pelos canais normais. O governo chinês fechou o projeto e decidiu investigá-lo. O cientista está desaparecido.

O anúncio da inclusão de cientistas no sistema de crédito social vai ao encontro de uma série de questionamentos feitos à comunidade científica do país. Há relatos de cientistas falsificando dados e currículos, por exemplo.

O governo chinês anunciou que reprimiria a má conduta de seus cientistas no início do ano, com medidas que incluiriam um cadastro nacional de infratores e impedi-los de trabalhar fora da academia.

O sistema

O sistema de classificação social, que já está em funcionamento, deve chegar à capital Pequim até 2020.

Já foram restringidas 11 milhões de reservas de voos e viagens de trem para suspeitos ou condenados por crimes financeiros. Na outra ponta, doadores de sangue e trabalhadores voluntários têm prioridade nesses modais.

O governo de Pequim refuta as comparações do seu sistema de crédito social com a série britânica, dizendo que a iniciativa é uma forma de melhor atender aos anseios de sua população de mais de 21 milhões de habitantes, ao mesmo tempo em que facilita o trabalho das autoridades e empresas de crédito.


6

Comentários

Black Mirror? Sistema de classificação social chinês mira cientistas que infringirem regras
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular