LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Substituto do Android: Google faz mistério e restringe acesso à interface do Fuchsia

28 de dezembro de 2018 28

Já não é mais segredo que o Google toca o projeto Fuchsia, substituto do Android que finalmente tirará o sistema de código aberto da companhia do Linux. Recentemente vimos que uma demonstração de como ele funcionará havia sido liberada, claro, mostrando o estágio ainda muito inicial do seu desenvolvimento.

Porém, era possível ver a drástica mudança de usabilidade que ele promete trazer, se afastando de tudo que existe hoje para dispositivos móveis. Cada novidade, então, passou a despertar mais interesse, mas a gigante de buscas tomou uma decisão que deve frustrar quem vinha acompanhando isso de perto.

Ela acaba de restringir o acesso a 173 arquivos do sistema que estavam disponíveis no repositório público, Eles são basicamente os arquivos que dizem respeito à identidade visual, e esse movimento sugere que a empresa vai seguir com o projeto em segredo.


A decisão faz sentido. Afinal, a interface é um dos principais recursos a chamarem a atenção do usuário. Entregar como está fazendo isso pode prejudicar a gigante de buscas, que estaria desde já entregando suas novidades para rivais.

Claro, ainda é cedo para falarmos em um Fuchsia viável. As notícias sobre o seu desenvolvimento não sugerem um sistema perto do funcional ainda. O mais provável é que ainda vejamos o Android como plataforma do Google pelos próximos três, quatro, cinco ou mais anos. A companhia ainda tem muitos doces para usar.


Fica a curiosidade de como essa migração será promovida. Afinal, o sistema para dispositivos móveis é hoje o maior trunfo da empresa, que domina esse mercado. Ela poderá acontecer gradualmente para que ela perceba como será a adesão das fabricantes e do público em geral.

Também visando melhorar a compatibilidade do sistema para que ele não morra na praia, a companhia lançou o Flutter, ferramenta intuitiva de desenvolvimento que consegue compatibilizar um mesmo aplicativo para rodar no Fuchsia, Android, e também iOS. Assim a vida dos próprios desenvolvedores pode ser descomplicada no processo.

E você, o que espera do Fuchsia? Quando acredita que ele será colocado no mercado? Conte para a gente nos comentários!


28

Comentários

Substituto do Android: Google faz mistério e restringe acesso à interface do Fuchsia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2