LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como desbloquear seu Android com o Google Assistente

16 de janeiro de 2019 9

Como uma parcela relativamente grande de usuários de Android já sabe, o Google Assistente pode ser bastante útil para desempenhar diversas tarefas, de iniciar uma playlist no seu serviço preferido de streaming até responder mensagens de texto para um contato, enquanto suas mãos estão ocupadas realizando outra atividade, como cozinhar ou dirigir, por exemplo.

O que poucos desses usuários sabem é que além de todas essas funcionalidades, um outro recurso disponível no assistente é a possibilidade de realizar o desbloqueio do dispositivo utilizando apenas a voz – e é justamente isso que abordaremos no TudoCelular Ensina de hoje (16).

No entanto, vale ressaltar desde já, assim como fica claro pela própria página de configuração do assistente, que realizar o desbloqueio através da voz pode ser considerado como uma baixa na segurança do seu dispositivo, uma vez que vozes semelhantes podem conseguir realizar o desbloqueio e ter acesso a todas as suas informações. Mas, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Desbloquear seu smartphone usando apenas a voz

Para realizar a sequência de passos demonstradas aqui, utilizamos um dispositivo com Android 8.0 Oreo, porém, o assistente é presente por padrão desde a versão 7.0 Nougat. Para aqueles que possuem um aparelho com uma versão mais antiga do robozinho, é possível baixar o app do Google Assistente de graça diretamente da Play Store.

Tendo esse fato em mente e com os apps do Google devidamente atualizados em seu dispositivo – principalmente o Google Play Services e o app de busca, a sequência de passos necessários é relativamente simples. Em grande parte dos dispositivos Android, basta tocar e segurar o botão home para ter acesso ao assistente e suas configurações; em outros, talvez seja necessário iniciar o app do Google para ter acesso aos ajustes.

Configurando o Google Assistente

Como o objetivo dessa série de matérias é cobrir, na medida do possível, a maior parte de dispositivos, demonstraremos aqui um passo a passo que poderá ser replicado por praticamente todos os usuários.

  • Com seu Android desbloqueado, acesse o app do Google;
  • Agora, toque em Atualizações;
  • Toque no ícone de bussola localizado na parte superior da tela;
  • Toque no ícone com três pontos alinhados verticalmente e escolha a opção de Configurações;
  • Toque no menu Assistente.

A este ponto, iremos realizar a configuração do Voice Match para o dispositivo, que é a capacidade do Google de reconhecer a voz do usuário. Caso você já o tenha configurado em seu aparelho, basta pular para a seção Desbloqueio logo a seguir.

  • Com o menu Assistente aberto, deslize até o final da tela e escolha Telefone, caso esteja configurando o recurso em um telefone, ou um dispositivo de sua escolha;
  • Agora, toque sobre a chave do item Acessar com o Voice Match;
  • Toque em Concordo;
  • Fale “Ok Google” o número necessário de vezes até concluir o processo;
  • Com tudo pronto, toque em Concluir.
  • Pronto, você configurou o Voice Match! Agora, com o dispositivo desbloqueado, teste o recurso falando “Ok Google” para o seu aparelho.

Desbloqueio

Com o Voice Match devidamente configurado, a cada vez que o dispositivo já está desbloqueado e ouve a sequência “Ok Google”, ele abre de imediato a interface do assistente para que uma tarefa ou pesquisa possa ser realizada. No entanto, o mesmo não se repete quando o dispositivo está devidamente bloqueado, pedindo normalmente uma senha.

Para desbloquear o aparelho com sua voz e poder realizar alguns comandos sem ao menos toca-lo, siga a curta sequência de passos abaixo.

  • Com o menu Assistente aberto, deslize até o final da tela e escolha Telefone, caso esteja configurando o recurso em um telefone, ou um dispositivo de sua escolha;
  • Agora, toque sobre a chave do item Desbloquear com o Voice Match;
  • Insira a sua forma de desbloqueio, seja ela a sua digital, pin, senha ou padrão;
    • Não foi possível, nesse ponto, realizar a captura de tela para colocar na galeria abaixo por uma restrição de segurança do próprio Android.
  • Com a forma de desbloqueio inserida, toque em Ok.

Pronto, você configurou o desbloqueio através da voz! Agora, com seu dispositivo bloqueado, tente falar “Ok Google” e realizar uma tarefa; note que a sua senha não foi requisitada. Caso uma outra pessoa tente desbloquear o seu aparelho com a sua própria voz, o recurso ficará inativo até que o dispositivo seja desbloqueado através dos meios mais comuns.

Observações

Assim como dito anteriormente, realizar a configuração desse recurso pode levar a uma baixa de segurança para o seu dispositivo, uma vez que pessoas com vozes parecidas ou até mesmo com boas habilidades de imitação podem conseguir efetuar o desbloqueio não autorizado do aparelho.

No smartphone utilizado para demonstrar toda a sequência de passos acima, um LG G6, a funcionalidade demonstrou excelente desempenho, inclusive com o aparelho com a tela desligada, liberando todos os recursos do sistema após fazer o reconhecimento da voz.

No entanto, usuários de outros dispositivos, como o Pixel 3 XL e o Nokia 6.1 – ambos com versões mais puras do Android, relataram que o desbloqueio foi parcial, sendo necessário realizar o desbloqueio da forma convencional ao pedir uma tarefa mais especifica, como a definição de uma rota no Google Mapas, por exemplo.

De qualquer forma, seja com o desbloqueio completo ou parcial, o fato de poder acessar funções do smartphone apenas com a voz pode ser de excelente serventia para alguns usuários.

Conte para a gente, nos comentários, o que você achou de mais essa dica e nos diga o que você gostaria de ver por aqui no TudoCelular Ensina!


9

Comentários

TudoCelular Ensina: como desbloquear seu Android com o Google Assistente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista