LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como editar e definir uma música como toque no Android

07 de fevereiro de 2019 2

Enjoou do toque do seu telefone, trocou de aparelho e não gostou das opções disponibilizadas pelo fabricante ou simplesmente quer ouvir o seu artista favorito toda vez que seu celular tocar? Então a dica de hoje é para você! Dando seguimento ao nosso quadro de tutoriais aqui no TudoCelular, ensinaremos como definir qualquer música como toque do seu smartphone Android – sendo necessário apenas o arquivo de áudio; confira a seguir!

Definir uma música como toque no Android

Como a grande maioria dos usuários de Android já sabe, para definir um toque qualquer, basta ir até as configurações do seu dispositivo, acessar a seção de som e definir um novo toque de chamada a partir de uma lista pré-definida. No entanto, a depender do fabricante do aparelho e das modificações realizadas no sistema por este, nem sempre pode ser fácil colocar uma música como toque, ou ainda mais especificamente, apenas um trecho desta.

Por conta desse fato, utilizaremos o aplicativo Ringtone Maker para garantir o sucesso da nossa tarefa – que pode ser baixado através do cartão ao final dessa matéria. Vale ressaltar, no entanto, que assim como em outros casos, a Play Store disponibiliza diversas opções de aplicativos com o mesmo fim, por isso, caso você prefira utilizar outro app, fique à vontade!

Sem mais enrolação, vamos as instruções.

  • Ao abrir o Ringtone Maker, o app exibirá uma lista com todas as músicas disponíveis em seu aparelho – não considerando músicas associadas a serviços de streaming como o Spotify, por exemplo; caso queira escutar a música antes de partir para a edição, basta tocar sobre o seu nome;
  • Depois de ter escutado as suas opções, toque no três pontos localizados ao lado do nome da música desejada e selecione a opção Editar.

  • Com a música aberta no editor, utilize as duas abas laterais para definir um período de, preferencialmente, 30 segundos – já que esse costuma ser a duração de um toque comum;
  • Com o trecho escolhido, toque no botão de Play para se certificar de que está selecionando o período desejado da música;

  • Com tudo pronto, toque no ícone de salvar localizado na parte superior do display;
  • Agora, defina um nome para a sua edição e selecione através do menu qual será o objetivo da sua criação: toque de celular, alarme, som de notificação ou apenas mais uma faixa de música.
  • Com tudo definido, toque em Salvar;
    • Caso tenha optado por fazer um toque de celular, escolha se o toque será utilizado para apenas um contato especifico ou como toque geral do seu aparelho;
  • Pronto, você definiu o trecho escolhido da música como o seu toque!

Para quem deseja mais precisão na sua edição, além de ter à disposição as citadas abas laterais, é possível definir um momento exato para início e término do trecho escolhido através dos campos de Início e Fim, e utilizar os ícones de lupa para poder aumentar e diminuir a exibição da faixa na tela.


O app ainda traz consigo as opções de "fade in" e "fade out" para transições mais leves – onde o volume aumenta e diminui, respectivamente, gradativamente a medida que se afasta do seu início ou do seu fim. Para ter acesso a esse recurso, bata tocar no ícone de alto-falante localizado na barra superior.

É possível também escolher entre as opções de "Trim", "Remove middle" e "Paste" – localizadas logo no começo do painel inferior – para selecionar qual parte da música será exibida de acordo com o trecho destacado. Assim como fica claro pelos ícones, o "Trim" tocará apenas a parte interna a seleção, o "Remove middle" tocará o que estiver fora da seleção e o "Paste" irá inserir dentro da seleção um trecho recortado anteriormente; para fazer esse recorte, basta destacar um trecho, tocar nos três pontos localizados na barra superior e logo em seguida tocar em Cortar.

Agora, com essas dicas, ficou fácil definir a música do seu artista favorito como toque, não foi? O Ringtone Maker salva no armazenamento interno do seu dispositivo todos os toques criados por você através do app; por conta disso, caso queira alternar o toque do seu celular entre as suas criações, basta acessar o menu de configurações do Android e escolher entre os toques criados.

E aí, gostou de mais esse tutorial? Compartilhe ele com o seus amigos e não esqueça de contar para a gente, nos comentários, o que você gostaria de ver aqui no TudoCelular Ensina.

Ringtone Maker

Desenvolvedor: BigBang Inc.

Preço: grátis - não oferece compras no app.

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo.


2

Comentários

TudoCelular Ensina: como editar e definir uma música como toque no Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista