LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mas já? Galaxy S9 perde suporte ao LineageOS antes mesmo da Samsung encerrar atualizações oficiais

29 de julho de 2019 20

O LineageOS é uma versão mantida por desenvolvedores independentes que promete sobrevida a smartphones descontinuados por suas fabricantes originais. Ele, por exemplo, foi capaz de levar o Nexus 4 do Google e LG, lançado em 2012, até o Android 8.1 Oreo.

Hoje, porém, o suporte a esse dispositivo chega ao fim: ele está sendo descontinuado e a partir de agora só deverá receber builds experimentais sem muitas garantias. Não deve ser novidade que um dispositivo de sete anos não é mais capaz de oferecer uma boa experiência aos usuários, por isso ele deverá permanecer no Android 8.1.

O que mais chama a atenção, porém, é que o Galaxy S9 também já foi abandonado pelos devs do SO alternativo.

Sim, o flagship da Samsung para 2018 não faz mais parte da lista de dispositivos suportados pelo LineageOS, o que chama bastante atenção. Assim sendo, ele para de ser atualizado antes mesmo do suporte oficial da fabricante ser encerrado, sendo um dos poucos smartphones que irão mais longe com um Android oficial que com uma ROM personalizada.


Isso porque apesar de sair de fábrica com o Android 8.1 Oreo, o S9 deve receber duas grandes atualizações do sistema de código aberto, como é comum, por histórico, na linha S. Já alimentado pelo Pie, será questão de tempo até que o Android Q seja liberado para ele.

Não se sabe o que levou a comunidade do LineageOS a abandoná-lo, mas como falamos de um grupo de desenvolvedores independentes, o mais provável é que tenha sido por falta de interesse ou tempo daqueles que tocavam o projeto.

Vale lembrar que o Android Pie para Galaxy S9 traz a One UI, uma nova interface que valoriza mais o uso por uma mão só, além de trazer visual repaginado para o smartphone.

E você, o que achou do abandono desses aparelhos pela comunidade LineageOS? Conte para a gente nos comentários!

  • O Samsung Galaxy S9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Google Nexus 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

20

Comentários

Mas já? Galaxy S9 perde suporte ao LineageOS antes mesmo da Samsung encerrar atualizações oficiais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista