
Samsung 23 Out
23 de outubro de 2019 9
O desenvolvimento de ROMs personalizadas no Fórum XDA é algo constante, já que, quase diariamente, surgem novas opções de arquivos para dar uma sobrevida aos aparelhos mais antigos ou até mesmo adiantar o update de smartphones mais recentes, que ficam dependentes da agilidade das marcas.
Desde que o Google disponibilizou o código-fonte do Android 10 no AOSP, não param de surgir versões não-oficiais desse novo sistema operacional para celulares de todas as épocas, mostrando o nível de compatibilidade que pode ser aplicado nesse SO, bem como observar que algumas fabricantes preferem deixar um modelo de celular defasar do que permanecer atualizando.
Recentemente os dispositivos Xiaomi Mi A3, Moto G5S Plus, LeEco Le 2, Lenovo Vibe K5 Plus, Samsung Galaxy A5 e Huawei Mediapad M3 Lite começaram a receber ROMs compatíveis com as suas configurações para serem baixadas e experimentadas pelos usuários.
Além de desenvolverem tais customizações, os competentes programadores que postam diariamente no XDA ainda informaram os possíveis problemas que podem ser detectados na instalação, bem como os recursos que funcionarão perfeitamente em cada aparelho. Confira:
Como a Xiaomi não entrega a nova versão do Android para o Mi A3, que em teoria deveria ser o primeiro da marca a receber a nova versão do sistema por ter a versão pura, possui três opções não-oficiais da ROM para realizar a instalação no smartphone. Entretanto, somente a Pixel Experience e AtomOS podem ser aplicadas para uso no dia a dia sem problemas, pois a Paranoid, por enquanto, é mais experimental.
O aparelho originalmente lançado com o Android Nougat traz como opção o ArrowOS, onde não há a necessidade de realizar atualização do Magisk para o processo ser realizado da maneira correta. Porém, os desenvolvedores alertam para possíveis problemas de congelamento no WebView e no navegador padrão.
No dispositivo de 2016 a Pixel Experience implementa a versão mais nova do Android com um bom funcionamento, incluindo os principais recursos: Wi-Fi, dados móveis, câmera, Bluetooth e impressão digital. Porém, o changelog alerta para possíveis falhas na criptografia de hardware e bugs aleatórios na tela de bloqueio.
A ROM AOSP desenvolvida diretamente a partir do código-fonte do Android 10 mostra algumas falhas já comuns nesse tipo de instalação, como no VoLTE, autonomia de bateria reduzida e funcionalidades de SMS sofrendo interrupção.
Quatro anos após chegar ao mercado mobile originalmente com o Android 4.4 KitKat, o Galaxy A5 (2015) possui uma ROM AOSP disponível para ser usada. Entretanto, o desenvolvedor alerta para o não funcionamento dos botões de navegação capacitivos.
Surpreendentemente até mesmo o tablet Huawei Mediapad M3 Lite ganhou uma opção de ROM via LineageOS 17.0 baseada no Android 10. Porém é importante alertar que a câmera do aparelho não está funcionando após a instalação dessa atualização.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários