LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fora da Play Store, AnTuTu agora é bloqueado até quando instalado externamente

06 de julho de 2020 34

Atualização em 06/07/2020 - por EM

Em março a Play Store tirou do ar o AnTuTu e outros aplicativos de benchmark do nada. O motivo por trás dessa decisão do Google tem relação com a Cheetah Mobile, envolvida em escândalos de privacidade nos últimos anos por potencialmente repassar muitas informações profundas dos usuários a agências de publicidade.

Na ocasião da expulsão da loja de apps o AnTuTu explicou que apesar da Cheetah Mobile ser acionista do aplicativo, a parcela majoritária ainda pertencia ao grupo original, e que a acionista minoritária nem ao menos teria acesso à conta Play Store do software para promover modificações. Não adiantou.

Agora, subindo o tom das medidas, a Play Store está tomando uma medida adicional quando o usuário opta por instalar o app de benchmark diretamente por fontes externas: ela ativa um pop-up do Google Play Protect bloqueando a instalação e avisando para os problemas de segurança da aplicação.


Curiosamente o Virus Total e outras plataformas de verificação de arquivos não apontam para problemas dentro do APK em questão. O usuário que desejar poderá prosseguir com a instalação, mas claro, muitos ficarão desincentivados com esse aviso alarmante por parte do Google durante a instalação.

Outra curiosidade sobre essa novela envolvendo o AnTuTu é que ele segue amplamente disponível na App Store da Apple, que bem, é muito mais rígida em termos de segurança que a Play Store.

O AnTuTu é uma referência na arte de ditar quais são os smartphones mais poderosos do mercado. Ao mesmo tempo em que acaba sendo boicotado no Android, ainda é a plataforma que constantemente orienta novos consumidores a adquirirem as máquinas mais potentes do mercado.

Lançado em 2011 é, inclusive, um dos primeiros aplicativos a se popularizar no Android, tendo uma estrada de quase 10 anos nas costas.

E você, o que acha dessa situação? Conte para a gente nos comentários!

Artigo original de 08/03/2020

A AnTuTu, desenvolvedora dos aplicativos de benchmark "Antutu 3DBench", "Antutu Benchmark" e "AItutu Benchmark" enfrenta uma dor de cabeça desde ontem (07), já que os três programas foram removidos da plataforma Play Store, pegando diversos usuários de surpresa.

Quem é mais focado na parte técnica da tecnologia sabe da importância da empresa para a análise de performance dos smartphone que estão prestes a ser lançados ou que já foram anunciados, já que a desenvolvedora revela o "poder de fogo" de cada um, bem como suas especificações mais importantes.

Com isso, é possível ter uma prévia dos aparelhos que mais se destacarão nesse quesito em certos períodos do ano, já que a empresa publica os dados analisados para que os usuários saibam qual é a real qualidade de desempenho do seu celular favorito, mesmo que as numerações sejam duvidosas para alguns criadores de conteúdo.

De acordo com o TuttoAndroid, o motivo para o banimento pode estar relacionado Cheetah Mobile, que é proprietária da plataforma de benchmark e em 2018 teve sérios conflitos com o Google em relação a uma fraude no repasse de dados aos anunciantes, onde o número de instalações de aplicativos era informado de maneira superior ao real, um esquema que ajudou a empresa a ganhar milhões.

Aparentemente a empresa AnTuTu já está ciente do ocorrido e pode ter perdido as esperanças de reversão, pois no site oficial os links para download da versão Android na PlayStore foram substituídos pelo APK avulso.

Nota oficial

O site EpicGeek compartilhou uma nota enviada oficialmente pela empresa AnTuTu a ele dando alguns detalhes a respeito da remoção, justifica dada pelo Google e motivos que fazem com que o banimento tenha sido indevido e passível de revisão. Confira na íntegra abaixo:

Achamos que precisamos fazer alguns esclarecimentos e explicações sobre este assunto.

Recebemos um e-mail de notificação do Google a 7 de Março informando-nos que o Antutu era uma das contas de editoras relacionadas com o Cheetah Mobile, todas as aplicações Antutu foram removidas da Play Store. Mas, na verdade, pensamos que há algum mal-entendido sobre isso. Antutu NÃO é a conta relacionada da Cheetah Mobile!!

Antutu foi fundado em 2011, mesmo antes do Cheetah Mobile, e é um dos primeiros criadores do Google Play. A Cheetah Mobile investiu em nós por volta de 2014 e tornou-se um dos nossos acionistas desde então. No entanto, ainda mantemos uma conta considerável de ações e operação independente da empresa, bem como a nossa própria conta independente Google Play. A Cheetah Mobile nunca tocou na nossa conta Google Play, e a AnTuTu não fez qualquer promoção do software da Cheetah Mobile.

Acreditamos que a razão do erro de julgamento do Google é que compramos e utilizamos os serviços legais do Cheetah Mobile, pelo que o nosso link da política de privacidade utilizou o endereço cmcm.com. É nisto que estamos a trabalhar, incluindo a mudança de fornecedor legal.

Esperamos que o Google possa examinar cuidadosamente a conta do Antutu e finalmente resolver este mal-entendido.

Mais uma vez, obrigado.

Até o encerramento desta matéria, o aplicativo de benchmark ainda não havia voltado a ser disponibilizado na plataforma do Google (e talvez nunca volte).


34

Comentários

Fora da Play Store, AnTuTu agora é bloqueado até quando instalado externamente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista