LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Spotify trabalha em tecnologia anti-plágio para proteger direitos autorais dos artistas

06 de dezembro de 2020 0

O streaming de músicas Spotify se tornou nos últimos anos uma porta de entrada para muitos artistas, famosos ou não, mostrarem o trabalho que vem sendo realizado, permitindo que o público tenha acesso a bilhões de canções e as possa ouvir gratuitamente ou pagando para realizar o download e aproveitar se a necessidade de conectar na internet.

Com isso, a plataforma também foca em fazer com que os cantores consigam ter o maior conforto possível na publicação de sus obras. Com isso, o Spotify está trabalhando em uma nova tecnologia anti-plágio, que tem como propósito detectar sequências de compassos que podem ser relacionados com outros artistas, protegendo assim os direitos autorais do real compositor.

Basicamente as publicações ficarão sendo rastreadas e policiadas por um computador, mas isso pode fazer com que diversos artistas da atualidade tenham problemas por terem se inspirado em músicas mais antigas, algo que é mais comum de ser visto do que parece, principalmente se esse novo algoritmo considerar os remixes como plágios.

Este scanner de uploads vai analisar cada canção que estiver em processo de publicação na plataforma, conseguindo avaliar plágios em potencial, sempre verificando se fixas presentes na música já estão presentes em outras que já foram publicadas, mesmo que seja em partes.

Com isso, uma solicitação é enviada para quem está tentando enviar a música com o intuito de fazer com que aquele trecho específico seja modificado e futuros processos por violação de direitos autorais não ocorram. Obviamente que podem ocorrer erros, afinal vai ser uma análise feita por máquina, e isso acabaria afetando o processo criativo do artista e até mesmo a forma como ele quer transmitir determinado sentimento trazido na música para o púbico.

Vale lembrar que o Spotify só revelou o trabalho nessa tecnologia, não significa que a usarão na prática e nem mesmo se a explicação compartilhada já engloba a versão final ou um protótipo que deve receber mais aprimoramentos antes de ser utilizada para evitar conflitos com que publica no streaming, mas não deixa de ser uma forma inteligente de proteger os artistas.

E aí, caro leitor, você acha que essa ferramenta vai ser positiva para o meio musical? Diga a sua opinião nos comentários!

Spotify

Desenvolvedor: Spotify Ltd.

Preço: Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

Spotify trabalha em tecnologia anti-plágio para proteger direitos autorais dos artistas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2