
Segurança 26 Jan
28 de janeiro de 2021 9
Caso algum dia você tenha procurado um texto específico publicado pelo TudoCelular, talvez tenha encontrado a mesma matéria, mas em outro site distinto – seja nacional ou internacional. Por que isso ocorre?
A coluna Detetive TudoCelular apurou e encontrou uma série de portais que replicam o conteúdo deste veículo de comunicação sem a devida autorização prévia. Muitas vezes, até mesmo sem citar a fonte daquela publicação.
Este espaço também vai explicar os motivos pelos quais isso deve acontecer e quais são os desdobramentos sobre a prática no meio jornalístico. Entenda a seguir:
Tudo começou em um dia de plantão de domingo deste que vos tecla. Ao pesquisar no Google qual notícia do TudoCelular havia utilizado determinada imagem primeiro, a surpresa veio: uma coluna Detetive TudoCelular republicada na íntegra em inglês, sem os devidos créditos.
O portal era o Kenyan News, originário do Quênia. Ao apurar mais profundamente, foi possível perceber que não somente a matéria em questão, mas sim todos os textos publicados pelo TC eram publicados com a tradução no site – talvez até este – e a autoria de “kenian” (ou “queniano”, em tradução literal).
O gatilho para descoberta se deu justamente pelo nome desta coluna, presente não somente no título a que se refere, mas também em diversas outras notícias comuns, nas quais comentamos sobre algum assunto já abordado em uma notícia relacionada. Detalhe que nem os hiperlinks são retirados.
Ao ampliar a busca, foi possível encontrar os textos do TudoCelular em portais de mais países. Um deles é o Somag News, que insere alguns textos do TudoCelular na íntegra, apenas traduzidos pra o inglês.
Neste caso, as publicações são creditadas a Leonard Manson. Contudo, o texto ainda possui as menções ao TudoCelular, sem os respectivos hiperlinks.
Outro caso é o do blog News Beezer. Este, assim como os outros, também reproduz os textos na íntegra, apenas traduzidos para o inglês. Porém, não há crédito para outro autor, e sim um link de fonte redirecionado do Google abaixo do texto.
Alguns casos de sites nacionais também realizam a mesma prática com notícias deste site. Um dos casos mais fáceis de se localizar é do site Technanet, o qual criou uma autoria com o nome do TudoCelular para as publicações originárias daqui.
No entanto, diferente dos exemplos estrangeiros, este coloca apenas o começo do texto, com uma frase “Clique aqui para ler mais”, que contém um link para encaminhamento à matéria original.
Da mesma forma, um portal de Mato Grosso chamado O Empallador também reproduz as matérias desta coluna, com as imagens que possuem o logo do TudoCelular, assim como os hiperlinks inseridos ao longo do texto.
Apesar de reproduzir na íntegra o conteúdo, esse site também segue a linha de dar o crédito por meio de um “Leia Mais” no final do texto, com o link original deste veículo de comunicação.
Se você pesquisar por “Detetive TudoCelular” no Google, verá a partir da segunda página uma série de publicações de outros sites, os quais aparecem inacessíveis quando abertos agora.
Um dos primeiros questionamentos sobre o caso consiste em saber como isso é possível até mesmo em sites estrangeiros. Nestas situações específicas, a tendência é que os donos dos portais – em busca de mais conteúdo – utilizem ferramentas de “autopush”.
Elas serviriam para filtrar automaticamente notícias sobre um determinado segmento e publicar automaticamente – até com tradução instantânea. Um dos elementos que evidenciam isso está na URL de fonte do News Beezer. Como você pode observar a seguir, o link é indireto pelo Google, com um trecho escrito “RSS”.
Para quem não está familiarizado com o termo, ele significa Really Simple Syndication e tem a função de servir como uma forma simplificada de mostrar o conteúdo de um site, por meio de linguagem XML.
Na prática, atua como um formato de distribuição de informações em tempo real pela internet. Ou seja, a ferramenta usa a tecnologia para ter acesso às notícias na hora que são incorporadas pelo Google e, assim, conseguem ser incorporadas no outro site.
Mas, vale atentar, isso não descarta a possibilidade de uso manual de notícias para inserir no seu próprio portal, com a finalidade de ficar bem ranqueado em SEO, mas sem ter o trabalho de produzir um conteúdo original em cima das informações.
Consequentemente, são mais visitantes que podem encontrar os portais e, por sua vez, clicar em anúncios monetizados dentro desse site terceiro.
Você pode se perguntar: e isso não é plágio? Por se tratar de uma prática vista muitas vezes no meio jornalístico, pouco se fala sobre a definição do ato em si. Alguns podem defender que, desde que esteja dado o devido crédito, a visão de ser uma “cópia” ficaria descartada.
No entanto, não é o que grandes correntes de pesquisadores da área do jornalismo consideram. Uma das vozes sobre a questão é de Trude Lieberman, em um artigo de 1995 publicado na Columbia Journalism Review.
O autor explica que “plagiar”, na teoria, seria “usurpar as ideias ou as palavras de outrem”, mas há diferenças entre usar um texto inteiro ou apenas uma frase, por exemplo. Mas ressalta que “cada linha de texto deve obedecer a regras claras”.
Mais especificamente para o Brasil, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros traz a seguinte fala em seu Artigo 6 Parágrafo IX:
“Respeitar o direito autoral e intelectual do jornalista em todas as suas formas”
As dificuldades de entendimento esbarram principalmente na ausência de um órgão fiscalizador da prática no país. Apesar disso, há a possibilidade de representação judicial contra quem fez o plágio, caso o dono do conteúdo se sinta prejudicado.
Por mais que exista a dúvida se o conteúdo reproduzido na íntegra ou em outro idioma – seja com link para fonte ou não – possa se enquadrar em um plágio ou não, fica a recomendação para os sites que procuram fazer este ato: não custa produzir algo original, mesmo que seja com base em informações deste ou de outro veículo.
Você já viu textos do TudoCelular em replicados na íntegra em sites estrangeiros ou nacionais antes? Relate para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários