LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iOS 14.5 irá corrigir bloqueio do termo "asiático" nas pesquisas

31 de março de 2021 0

Atualização (31/03/2021) - Por GS

A Apple foi alvo de diversas polêmicas após o lançamento da versão 14 do iOS, isso porque o controle de conteúdos adultos nessa versão do sistema operacional mobile passou a bloquear buscas que incluem o termo "asian" (asiático), como se a palavra fosse de cunho ofensivo.

A polêmica ficou ainda maior após um massacre em três spas, que aconteceu em Atlanta, nos Estados Unidos. O ataque resultou na morte de oito pessoas, sendo seis delas asiáticas. Isso fez com que a frase Stop Asian Hate (Parem com o Ódio por Asiáticos) ganhasse grande repercussão na internet, mas a limitação da Apple impedia que informações sobre o caso fossem encontradas.

Depois de tudo isso, a gigante de Cupertino decidiu corrigir o problema na versão 14.5 do iOS, que será lançada em breve.

iOS antes e depois da correção.

Caso esteja usando uma versão anterior ao iOS 14.5 e queira fazer o teste do bloqueio, vá até: Ajustes » Tempo de Uso » Conteúdo e Privacidade » Restrições de Conteúdo » Conteúdo da Web e marcando a opção “Limitar Sites Adultos”. Ao tentar buscar termos como "asian food", "asian culture" e afins no Safari, o sistema irá te impedir de encontrar resultados.

Acha que a Apple tomou a atitude correta em remover o bloqueio?

Texto original - 04/02/2021

Parece que as configurações de controles parentais da Apple não lidam muito bem no que diz respeito ao bloqueio de supostos termos inapropriados a partir do iOS 14 – que chegou a sua versão 14.4 na última semana. Isso porque, conforme apurado e divulgado nesta quinta-feira (04) em um relatório The Independent, a empresa impede que os usuários pesquisem por vários tipos de termos que contenham a palavra “asian” (asiático, em português).

Em vários testes realizados com a maioria dos mecanismos de buscas disponíveis no Safari (Google, DuckDuckGo, Bing e Baidu), os celulares da Maçã impediram que seus usuários pesquisassem por termos comuns – e muitas vezes populares – como “fusão asiática”, “diáspora asiática”, “comunidades asiáticas”, “países asiáticos”, “política asiática”, “cultura asiática” e “cortes de cabelos asiáticos”. Curiosamente, o único termo aceito foi “restaurantes asiáticos”, apesar de que “culinária asiática” já é rejeitado.

Aparentemente, o único motor de busca disponível no Safari para ser definido como padrão, que permitiu as buscas desses termos corretamente, foi o Yahoo. É importante destacar, porém, que os testes realizados foram com os termos em inglês.

Até o momento não se sabe o motivo de a empresa de Cupertino bloquear esses termos, ou se foi apenas um erro na hora de configurar os mecanismos de proteção. No entanto, conforme relatos, aparentemente esse bloqueio não é tão recente assim e, tampouco chegou com o iOS 14. Isso porque, de acordo com o desenvolvedor de aplicativos para iOS, Charlie Stigler, no começo de 2020 já foi reportada uma situação semelhante e, desde então, a empresa não trabalhou para corrigir essa falha.

“Fato estranho e ruim: os filtros de bloqueios para conteúdos adultos do iOS impedem que termos com a palavra “asiática” sejam pesquisados, como se fossem relacionados a pornografia. O que significa que uma garota chinesa-americana de 12 anos que pesquisar por “cortes de cabelo asiáticos” no Google vai descobrir que sua cultura é bloqueada como um “conteúdo adulto”.

A equipe do Engadget, que relatou sobre essa falha, entrou em contato com a Apple para esclarecimentos, mas, até o momento desta publicação, não houve respostas.


0

Comentários

iOS 14.5 irá corrigir bloqueio do termo "asiático" nas pesquisas
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020