LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google publica guia para ajudar desenvolvedores a criar "apps de qualidade" para Android

17 de fevereiro de 2021 2

A Google publicou uma página com algumas dicas que podem ser bastante úteis para quem busca desenvolver um aplicativo para celulares Android. O site oficial do Android Developers, voltado para a comunidade de criadores de aplicativos para o robozinho, agora conta com uma sessão que descreve como os desenvolvedores podem criar um “app de alta qualidade” para a plataforma.

Na página, a empresa de Mountain View separa os materiais de apoio em alguns tópicos: Experiência Visual, Funcionalidade, Desempenho e Estabilidade, Privacidade e Segurança e Google Play. Cada um deles contém checklists para que o desenvolvedor verifique os pontos de qualidade de seu aplicativo.

Na sessão Experiência visual, a Gigante das Buscas recomenda a utilização dos componentes do Material Design na interface do usuário da aplicação, além de sugerir que o app tenha suporte ao modo escuro e a controles por gestos.

Já em Funcionalidade o usuário pode encontrar várias recomendações no que diz respeito a como o app lida com arquivos de mídia. A empresa sugere, por exemplo, o uso do padrão de compactação HEVC para codificação de vídeo, além do suporte ao modo Picture-in-Picture. A Google também destaca que os desenvolvedores precisam usar o Android Sharesheet para permitir o compartilhamento de conteúdo.

Para uma melhor experiência, o criador do app também precisa reduzir ao máximo possível a execução em segundo plano e garantir compatibilidade com os modos Doze e App Standby do Android. Ainda neste tópico, a companhia sugere que o desenvolvedor já se prepare para aprimorar esses aspectos ainda mais em próximas versões do Android.

A Google ainda oferece dicas sobre como o desenvolvedor poderá testar e reduzir o tempo de carregamento dos aplicativos. Na sessão Desempenho e Estabilidade, a empresa de Mountain View recomenda a ferramenta Android Vitals, que também serve para diagnosticar e corrigir quaisquer erros do Android Not Responding (ANR).

Imagem: reprodução

Já na sessão Privacidade e Segurança, a empresa recomenda que o aplicativo solicite o mínimo possível de permissões ao sistema, além de explicar claramente aos usuários porque ele precisa de cada acesso. Também é recomendável que os aplicativos permitam o acesso com dados biométricos em dispositivos compatíveis.

A empresa também destaca que o desenvolvedor deve pensar em vários fatores de formas para reprodução do aplicativo, como em tablets, dispositivos dobráveis, como o Galaxy Z Fold 2 ou o Microsoft Surface Duo, por exemplo, além de dispositivos Android TV e Android Auto.

Para conferir todas as recomendações do Google, acesse a página oficial no Android Developers e veja todas as dicas para construção de um aplicativo “de qualidade”.

Vale lembrar que a Gigante das Buscas pode, em breve, liberar a primeira versão de testes do Android 12 para desenvolvedores. Alguns dos principais recursos que podem estrear com o sistema já vazaram na web e separamos alguns deles neste artigo.


2

Comentários

Google publica guia para ajudar desenvolvedores a criar "apps de qualidade" para Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista