LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Super carregamento: Google desenvolve chip poderoso com AV1 para o YouTube

22 de abril de 2021 6

Durante a pandemia, os gastos com aplicativos aumentaram em 40%, e o YouTube liderou esse processo, e o Google parece estar buscando manter essa popularidade.

Chips customizados de fato podem mudar a desenvoltura de uma empresa de tecnologia, é o que vimos com a Apple e o M1. Agora, a Gigante de Buscas decidiu desenvolver uma segunda geração potente do Argos, um chip próprio customizado que tem como objetivo entregar mais qualidade de vídeo por menos uso de banda larga e dados móveis.

De acordo com o portal CNET, centenas de chips Argos de segunda geração já estão funcionando nos data centers do Google. Se você precisar fazer o upload de um vídeo em resolução 4K no YouTube, a partir de agora o conteúdo pode ficar pronto em horas ao invés de dias.

Para desenvolver o Argos, o Google contou com um time de 100 engenheiros dedicados desde 2015, conforme o vice-presidente da empresa, Scott Silver. O chip de segunda geração pode realizar uma compressão de vídeo muito mais eficiente, em vários formatos e com otimizações para diferentes tamanhos de tela.

Considerando o trabalho árduo de decodificar vídeo para o YouTuve, o Argos deve trazer mudanças muito significativas. A cada minuto, cerca de 500 horas de vídeo são publicadas na plataforma. Segundo o Google, o novo chip deve lidar com essa quantidade de upload de maneira 20 a 33 vezes mais eficiente que servidores convencionais.

Isso só é possível porque a segunda geração do Argos conta com suporte ao codec AV1, desenvolvido em 2018 pela Alliance for Open Media, que detém o controle de configuração dos principais streamings do mercado, como Netflix, Google, Amazon Prime Video e outros.

O AV1 é uma substituição ao VP9 e oferece transmissão de vídeos 30% melhor compactados, de maneira mais rápida. Com isso, O Google deve conseguir entregar melhor qualidade no serviço do YouTube com custos reduzidos.

Diversas empresas e serviços já contam com o AV1, como o Google Chrome, Fotos, Meet e Android TV. Redes sociais como Facebook e Vimeo também utilizam o codec como base para compressão.

Você costuma utilizar o YouTube para upload de vídeos? O que achou da novidade? Conte sua experiência nos comentários!


6

Comentários

Super carregamento: Google desenvolve chip poderoso com AV1 para o YouTube
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2