Tech 21 Mai
Uma equipe de modders — que fazem parte do canal Modding Cafe no YouTube — criaram a primeira versão de um sistema de resfriamento à base de água para o PlayStation 5. O novo hardware, de acordo com os criadores, é capaz de entregar uma performance bem superior para evitar o aquecimento do console da Sony.
O grande destaque do projeto, é claro, é o sistema water-cooler que é utilizado no aparelho, mas não foi a única mudança implementada no PS5. A edição criada pelo Modding Cafe, que foi desenvolvida pelo modder Nhenhophach, também chega com um visual bastante modificado, com aspectos transparentes, ao passo que mantém itens originais, como o logo da PlayStation e outros detalhes para chamar a atenção dos fãs.
Em seu canal no YouTube, a equipe mostrou todo o desenvolvimento do projeto. No vídeo abaixo, é possível ver todos os passos, desde a concepção e a montagem do water-cooler até os testes térmicos feitos para provar a eficiência do sistema. No final, ainda são inclusas algumas fotos para fazer um comparativo visual com o PlayStation 5 original.
De acordo com os testes feitos no vídeo, o PS5 modificado do Modding Cafe apresenta uma temperatura máxima de 53,5 °C, graças ao seu sistema de resfriamento à base de água. É um resultado bastante promissor, se comparado com os 65 °C que podem ser atingidos com o cooler padrão do console.
Apesar de ter sido um projeto bastante interessante, os planos do Modding Cafe para o PlayStation 5 não pararam por aí e a equipe também conseguiu desenvolver um projeto que integra seu PS5 modificado a um PC Gamer. Da mesma forma como o primeiro mod, todo o processo de desenvolvimento dessa integração também foi publicado no canal do YouTube
O projeto do PlayStation 5 modificado para incluir um cooler à base de água resultou em um console com basicamente o mesmo tamanho avantajado do aparelho original da fabricante japonesa — que possui este aspecto justamente por conta de seu sistema de resfriamento.
No entanto, a equipe do Modding Cafe já planeja criar outras versões do mod, que poderão contar com um tamanho bem menor — graças à vantagem de o sistema ocupar menos espaço do que o cooler padrão. Essas futuras versões, inclusive, poderão se tornar comerciais e ficar disponíveis para venda aos fãs da marca que buscam uma alternativa ao hardware padrão da Sony.
Comentários