
Economia e mercado 20 Mar
03 de abril de 2025 24
Diante das novas tarifas anunciadas por Donald Trump, um movimento até então impensável no comércio global começou a se formar na Ásia. Isso porque Coreia do Sul e Japão se uniram a China em busca de dar uma "resposta conjunta" às sanções dos Estados Unidos.
Conforme debates realizados entre os ministros do Comércio dos três países, a retomada da exportação de chips avançados para a China está sendo estudada e pode ser colocada em prática em breve.
Assim, Japão e Coreia do Sul podem acabar ignorando completamente as sanções dos EUA, algo que representa um revés histórico para os norte-americanos, uma vez que as sanções começaram em 2021.
Por enquanto, as negociações sobre a venda de chips para a China ainda estão em estágio inicial, mas os negociadores japoneses e coreanos prometem uma resposta positiva para os chineses.
Além disso, essa união dos três países asiáticos também está sendo usada como base para a criação de uma área de livre comércio. Assim, caso seja efetivada, cerca de 20% do PIB global deve circular entre China, Japão e Coreia do Sul.
No entanto, ainda é preciso muitas negociações entre os países, uma vez que há diversas divergências políticas regionais, incluindo a questão de Taiwan e disputas territoriais por ilhas no Pacífico.
Cabe lembrar que, em coletiva realizada nesta quarta-feira (2), Donald Trump anunciou que deve taxar em 34% todos os produtos da China, 24% do Japão e 25% da Coreia do Sul.
Para muitos analistas de mercado, essa política norte-americana deve afastar os dois maiores aliados dos EUA na Ásia, uma vez que todos os países prometem retaliação e já não enxergam os EUA como um "país confiável".
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários