Segurança 03 Set
Atualização (28/07/2021) - HA
A Apple está decidida a tomar uma decisão em relação a Siri partir do iOS 15 — em uma mudança que deve afetar também o iPadOS 15 , macOS Monterey e watchOS 8. A gigante da maçã limitará a integração entre sua assistente virtual e aplicativos de terceiros, reduzindo drasticamente o número de comandos que os usuários poderão ativar com esses apps.
As informações são de um comunicado oficial da Apple, detalhando toda a série de comandos do SiriKit que não terão mais suporte com os novos sistemas. Ao todo serão 22 comandos excluídos. O mais notável sendo que os usuários não poderão mais reservar corridas com o Uber, por exemplo, por meio da Siri.
A Apple também está reduzindo a capacidade do Siri de se integrar com aplicativos de tarefas populares de tarefas, como o Things 3 ou Todoist, nos quais não poderão ser mais criadas novas lista de tarefas, excluídas tarefas ou ter notas corrigidas pela assistente. A capacidade de criar novas tarefas, no entanto, permanecerá.
Mudanças adicionais interferem na busca e pagamento de contas e transferências de dinheiro em um app específico. Afetam também funcionalidades do CarPlay, removendo a capacidade dos usuários de usar o Siri para definir uma fonte de áudio em um carro, ajustar a temperatura, o assento e outras configurações.
Com as mudanças, a Apple alerta a desenvolvedores que tirem qualquer peça de divulgação que cite as funcionalidades integradas com a Siri desde já.
Não está claro o porquê dessa mudança, especialmente em um momento em que a Apple enfrenta preocupações em relação à competitividade de mercado. Desenvolvedores e outras empresas acusam a gigante de adotar práticas que sufocam a concorrências e outros produtores de aplicativos em detrimento dos seus próprios serviços.
E você, o que achou dessa atitude da Apple? Deixe seu comentário abaixo!
Matéria original (09/06/2021)
Muitas novidades sobre o iOS 15 foram mencionadas durante o WWDC 2021, mas a Apple deixou alguns detalhes de fora. Aos poucos, mais informações sobre o novo sistema operacional estão sendo reveladas, aumentando as expectativas para o lançamento, que está previsto para setembro, junto com a chegada da linha iPhone 13.
Novas funções como facilitação de reembolso na App Store, filtro de SMS exclusivo no app Mensagens e localização de iPhones desligados no aplicativo Buscar são algumas. Mas outro detalhe interessante é que, no iOS 15, a assistente virtual Siri será capaz de performar ações mesmo quando o iPhone estiver bloqueado se o dono possuir um Apple Watch conectado.
Veja o que diz a Apple sobre a novidade:
Use a conexão segura ao seu Apple Watch para solicitações Siri ou para desbloquear seu iPhone quando uma obstrução, como uma máscara, impedir que a identificação facial reconheça seu rosto. Seu relógio deve estar protegido por senha, desbloqueado e no pulso perto de você.
A novidade já está disponível na versão beta do iOS 15 destinada a desenvolvedores e é como uma expansão da funcionalidade “Desbloqueio com Apple Watch” lançada no iOS 14.5.
Com tal recurso, é possível desbloquear o iPhone com reconhecimento facial mesmo se o usuário estiver trajando máscara de proteção, isso se o relógio inteligente autenticado estiver por perto.
No entanto, só funciona se você tentar utilizar o smartphone e a câmera TrueDepth detectar uma máscara. Mesmo para passar comandos para a Siri no iOS 14.5, é preciso autenticar o celular.
No iOS 15, a conexão entre o celular e o Apple Watch será suficiente para permitir a interação com a Siri. Não será mais preciso desbloquear o iPhone com reconhecimento facial ou senha, mas o relógio inteligente autenticado e desbloqueado precisa estar por perto.
O que você achou dessa novidade? Está ansioso(a) para a chegada do iOS 15?
Comentários