
Economia e mercado 13 Jul
14 de junho de 2021 0
Mais um smartphone de especificações avançadas passa pelos testes do DxOMark. O modelo em questão é o OPPO Find X3, flagship da fabricante chinesa lançado no último mês de março. Resultados dos testes de display e áudio foram publicados na manhã desta segunda-feira (14), revelando pontuações acima da média na qualidade da tela.
Em outro extremo, o equipamento de áudio do smartphone apresentou desempenho insuficiente e pontuou abaixo de smartphones mais antigos, como o Galaxy Note 10 Plus, da Samsung, além de estar incrivelmente abaixo do antecessor OPPO Find X2 Pro.
Introduzindo os resultados com sua característica marcante, o smartphone é equipado com um display AMOLED de 6,7 polegadas na resolução QHD+ (3216 x 1440) e proporção 20:9, resultando em aproximadamente 526 pixels por polegada. A taxa de atualização varia até 120 Hz, compondo um smartphone excelente para reprodução de vídeos e jogos.
Com a pontuação geral de 88, a tela do OPPO Find X3 Pro atingiu a 7ª posição no ranking global, superando smartphones de renome mundial, como o iPhone 12 Pro Max e OnePlus 8 Pro. Em todos os seus aspectos, o dispositivo se sobressai em comparação ao modelo antecessor.
Considerado o fator mais importante, a legibilidade da tela é incrivelmente superior à maioria da concorrência, se adaptando satisfatoriamente em diferentes condições de luz às quais foi submetido.
Nas amostras abaixo, a tela é capturada em um ambiente interno, e então seu desempenho é analisado em exposição direta à luz solar, onde a tela poderia ser mais brilhante e apresentar contraste mais natural, mas não prejudicou a leitura de forma expressiva.
A reprodução de cores também é destaque nesse flagship, mostrando boa fidelidade em comparação a outros dispositivos em ambientes externos. Sob a luz solar, observa-se que a tela perde precisão e saturação de cores, mas os concorrentes também sofreram do mesmo problema nas condições de superexposição.
Nem tudo é perfeito no display do Find X3 Pro — a reprodução de vídeo pode deixar a desejar, o que é curioso ao observar todas as suas demais qualidades. Ao reproduzir conteúdo em HDR10, a tela apresenta pouco brilho, excesso de contraste e cores imprecisas, levando à perda de detalhes. Na ilustração abaixo, o iPhone 12 Pro se sobressai.
Partindo para sua grande desvantagem, tal que pode ser um fator decisivo no momento de compra, a pontuação global de 62 no quesito do áudio é expressivamente menor do que seu antecessor. O baixo desempenho em diferentes aspectos faz com que o OPPO Find X3 Pro ocupe a 39ª posição no ranking global do DxOMark.
Considerado um smartphone da categoria ultra-premium, isto é, um flagship precificado acima de mil dólares, o Find X3 Pro só obteve bons resultados na consistência de volume. O volume máximo é realmente alto, sem distorção ou ruído significativo, enquanto o volume mínimo é inteligível. A consistência entre as etapas de volume também é satisfatória.
Por outro lado, suas características desfavoráveis se sobressaem — o equilíbrio tonal é praticamente inexistente em reprodução de música e voz, com distorções de espectro perceptíveis. Além disso, seu áudio estéreo possibilitado por alto-falantes na parte superior e inferior do aparelho são imprecisos e deslocados em direção à saída inferior.
Ironicamente, para captura de som em gravações de vídeo e voz, os timbres passam a se tornar uma vantagem ao produzir boa presença de agudos, embora ainda haja uma instabilidade na faixa média do espectro sonoro. De qualquer forma, o smartphone pontuou acima do iPhone 12 Pro Max, nesse quesito.
Ainda se destacando, a captura oferece bons resultados na relação de som para ruído, especialmente impulsionada pelo cancelamento de ruído que, por vezes, pode acabar prejudicando o desempenho geral em cenários urbanos, por exemplo. A distância de captura também é boa, mas restritamente em ambientes com pouca dinâmica sonora.
Em suma, o OPPO Find X3 Pro é um dispositivo que pode agregar excelência em alguns aspectos e ser insuficiente em outros. O display ostenta vantagens em sua maioria por ser versátil, oferecer boa fidelidade e precisão de cores e combinar tamanho e nitidez para uma ótima legibilidade, embora o HDR10 não seja seu forte.
Os alto-falantes do dispositivo compõem sua grande desvantagem para o público audiófilo com desempenho abaixo da média em diferentes categorias. Em contrapartida, na captura de som, o Find X3 Pro é muito mais sobressalente em comparação a outros celulares da linha ultra-premium.
O que achou dos resultados? Conte sua opinião sobre o Find X3 Pro nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários