LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CPU Intel Alder Lake-S: consumo em comparação com Rocket Lake-S

06 de agosto de 2021 5

A Intel vem trabalhando arduamente no desenvolvimento de novas tecnologias que visam aprimorar seus processadores, aumentando o desempenho e reduzindo o consumo energético. Um comparativo recente revela o gasto de energia dos chips Intel Alder Lake-S contra o Rocket Lake-S, anunciado no primeiro trimestre deste ano, e que chegou com a premissa de baixo consumo.

A AMD, por exemplo, fez um excelente progresso indo de 14 para 7 nm, enquanto a Intel, após anos de desenvolvimento, finalmente decidiu mudar definitivamente para a tecnologia SuperFin de 10 nm que, dados em mãos, deve pelo menos permitir uma maior eficiência energética.

De acordo com os últimos vazamentos divulgados pelo leaker FCPOWERUP e com base em um documento interno da Intel, as coisas podem não melhorar com os processadores Core 12ª geração "Alder Lake-S" que, aparentemente, teriam requisitos atuais maiores do que os atuais processadores de 11ª geração.

Embora seja esperado melhorias para a próxima geração, o consumo energético deve se manter em alta mesmo com os avanços da fabricante, visto que esse é um problema que ocorre há bastante tempo. Veja o comparativo:


Na tabela acima é possível observar que o modelo Alder Lake-S de 125W (série K) apresentou um pico de corrente máximo de 34 para 39 Amperes, valor que pode ser convertido como um consumo máximo de aproximadamente 468W contra os 408W de um equivalente Rocket Lake-S de 125W, um aumento de 14,5%.

Nos modelos com TDP de 35W e 65W também temos resultados parecidos mantendo um alto consumo energético com elevação de 30%. SKUs da série focada em consumo eficiente, ainda assim, poderão consumir até 246W. Por enquanto ainda não temos dados oficiais da empresa, no então é esperado novos comparativos em breve.

O que você achou desse comparativo? Esperava esses resultados? Conta pra gente, comente!


5

Comentários

CPU Intel Alder Lake-S: consumo em comparação com Rocket Lake-S
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista