
Curiosidade 11 Ago
25 de agosto de 2021 3
A fabricante chinesa vivo apresentou seus celulares flagship de última geração no primeiro trimestre do ano. O X60 Pro e X60 Pro Plus se destacam pelo seu desempenho excepcional derivado do chipset Snapdragon 888 da Qualcomm, além de oferecem uma das melhores experiências de fotografia do mercado por um preço competitivo.
Os modelos voltaram ao laboratório de testes do DxOMark e tiveram seus resultados publicados nesta quarta-feira (25). Desta vez, os engenheiros analisaram o desempenho de áudio e, ao contrário de suas câmeras, não agradaram.
O vivo X60 Pro e X60 Pro Plus obtiveram as baixas pontuações gerais de 47 e 51, respectivamente — esse é o um dos piores desempenhos entre celulares da categoria top de linha, que não chegam à pior posição devido ao som do Sony Xperia 1, com 45 pontos.
O X60 Pro obteve seis pontos a menos que seu irmão vivo X51 5G, estando abaixo da média na maioria dos quesitos. Esse título ocorre em função de diversos fatores, como um design que não favorece a saída de som e timbre com pouquíssima extensão para diferentes faixas do espectro sonoro.
Em captura de som, os microfones não colaboraram — apesar de boa sonoridade, os equipamentos não foram capazes de distinguir as faixas de foco e a atenuação de ruído era exagerada, comprometendo a qualidade final das gravações.
O X60 Pro Plus não se saiu muito melhor. Sua reprodução monofônica, isto é, sem um sistema estéreo comum em smartphones da categoria, não colabora para os problemas de equilíbrio de frequências, focando apenas nas ondas médias e é impreciso ao reproduzir voz e sons de ambiente.
Os microfones são considerados “ainda piores” pelo DxOMark. O algoritmo de redução de ruído também é agressivo no modelo “Plus” e as capturas em estéreo decepcionam. Essa redução excessiva prejudica a noção espacial dos vídeos, também afetados pela inconsistência do espectro médio.
Os modelos não possuem entrada de 3,5 mm para de fones de ouvido, mas acompanham acessórios com entrada USB-C. Em suma, alto-falantes com saída na lateral dos celulares não possuem recursos esperados para um dispositivo flagship atual, afirmam os engenheiros do portal francês.
Em comparação, analisando o ranking, pode-se observar que o pódio é representado pelo Black Shark 4 Pro, com 81 pontos; Xiaomi Mi 10S, com 80 pontos; e ASUS ROG Phone 5, com 79 pontos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários