
Curiosidade 05 Out
27 de outubro de 2021 7
Em julho, a Motorola anunciou novos celulares intermediários e tops de linha à família “Edge”. O Edge 20, Edge 20 Lite e Edge 20 Pro foram lançados no mercado nacional com preços competitivos e promessas de ampliar sua consolidada popularidade no Brasil, trazendo destaques como câmeras de 108 MP e telas de até 144 Hz.
Recentemente, o Motorola Edge 20 Pro foi submetido a testes de áudio do DxOMark. O portal francês publicou os resultados em gravação e reprodução de som do modelo flagship nesta quarta-feira (27), ressaltando suas principais qualidades e defeitos.
Vale lembrar que o smartphone possui apenas um alto-falante na área inferior, três microfones e não inclui uma entrada para fones de ouvido. O modelo é equipado com o chipset Qualcomm Snapdragon 870.
O Edge 20 Pro obteve a pontuação geral de 55. É um número absolutamente baixo, especialmente para um aparelho lançado com preço sugerido de € 699, cerca de R$ 4.510.
Essa pontuação posiciona o celular abaixo de modelos mais acessíveis, como o realme GT 5G (57) e o POCO X3 NFC (63), além de seu antecessor Motorola Edge Plus (66). O Edge 20 Pro está 14 pontos acima do último colocado, o Nokia 7.2.
Os testadores do portal francês apontam que o áudio monofônico impossibilita uma experiência imersiva com noções espaciais de som. Além disso, o equilíbrio de frequências é praticamente inexistente, visto que há fraqueza em graves e baixos, fazendo com que músicas e vozes pareçam “lavadas” e sem destaque.
As coisas não melhoram na captura de som — os microfones contam com um algoritmo de atenuação de ruído extremamente afiado que acaba causando perda de detalhes e “torna o dispositivo pouco utilizável”. Frequências acima de 8 kHZ parecem ser ignoradas pelo aplicativo de gravação de voz.
O volume é inconsistente ao longo de diferentes níveis. No mínimo, conteúdo dinâmico pode ser pouco inteligível, tornando seu uso inapropriado para reprodução de música ou jogos em ambientes mais silenciosos.
Por outro lado, os engenheiros destacam os bons agudos que podem tornar a reprodução de áudios de voz mais agradável e inteligível. Os microfones compartilham essa vantagem com bom equilíbrio tonal nesse caso de uso. Durante a gravação de vídeos, o aplicativo da câmera parece ser menos invasivo ao atenuar ruído.
Infelizmente, os poucos benefícios que o Motorola Edge 20 Pro tem a oferecer não sobressaem contra seu alto-falante único que impossibilita a reprodução estéreo e a ausência de graves. O modelo chegou a pontuar abaixo do Motorola Razr 5G, que obteve péssimas notas em diferentes atributos em teste prévio.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários