LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como ativar a navegação por gestos no Android

22 de novembro de 2021 2

Se você nos acompanha há algum tempo, provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos!

Hoje, dando sequência a essa rotina, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários de Android! Aprenda a seguir como ativar a navegação por gestos no sistema do robozinho, abandonando de vez a famosa barra de navegação.

Como ativar a navegação por gestos no Android

Com seus botões de voltar, início e aplicativos recentes, a barra de navegação do Android é famosa entre os usuários do robozinho; principalmente entre aqueles que usam o sistema há muito tempo, desde as versões anteriores a 9.0 (Pie).

O que alguns não sabem, no entanto, é que há uma alternativa a esse tipo de navegação: a por gestos. Funcionando de forma semelhante ao que vemos no iOS, que equipa os iPhones, esse tipo de navegação tira do usuário a obrigação de tocar nos botões quando precisa fechar um app ou retornar a tela inicial.

Ao ser ativada, o usuário deverá deslizar o dedo nas bordas laterais da tela, de fora para dentro, para retornar ao menu anterior, e arrastar o dedo de baixo para cima para fechar um app e para acessar a tela de aplicativos recentes.

Tornando a navegação muito mais intuitiva para quem está habituado, a funcionalidade pode ser ativada de forma simples no menu de configurações do sistema. No entanto, a depender do fabricante do aparelho e das alterações realizadas na interface, pode apresentar um caminho ou até um nome diferente do que é mostrado na sequência de instruções a seguir.

Vale lembrar que esse tipo de navegação está disponível, por padrão, apenas a partir da versão 9.0 (Pie) do Android. Para ativar em versões anteriores do sistema, confira esse nosso outro tutorial.

Sem mais delongas, confira:

  • Abra o menu de configurações do sistema.
  • Agora, toque em Tela ou Visor.

  • No novo menu, navegue até a seção Barras do sistema e toque em Navegação do sistema.
  • Escolha a opção Navegação por gestos. Assim que a opção for ativada, os botões desaparecerão da tela.

Você aprendeu a ativar a navegação por gestos no seu Android! Caso atenda os requisitos de versão do sistema e o caminho destacado acima não seja encontrado, recomendamos que use a barra de pesquisa do menu de configurações para procurar pela função. Uma boa dica pode ser procurar por “navegação”.

Como você pode ter notado, diferente do que acontece no iOS, a navegação por gestos é opcional, deixando a cargo do usuário escolher entre ela e os botões convencionais. Por conta disso, sinta-se livre para alternar entre os modos de navegação, deixando a usabilidade do sistema da forma que lhe for mais agradável.


2

Comentários

TC Ensina: como ativar a navegação por gestos no Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista