
Jogos 13 Ago
Um dos subgêneros mais amados pelos jogadores é o Metroidvania. Como o nome sugere, ele tem o design baseado nos clássicos Metroid e Castlevania, trazendo jogabilidade sidescrolling plataforma e um mundo gigantesco pronto para ser explorado repleto de perigos.
Estes títulos possuem um grande mapa interconectado, mas certas partes são bloqueadas por obstáculos. Caberá ao jogador encontrar habilidades, armas ou ferramentas para liberar esses caminhos e encontrar novas áreas. Outro destaque são os chefes desafiadores que exigem combinar tudo o que foi aprendido para serem vencidos.
Como você deve ter percebido, o subgênero é tão influente que passou seu legado para centenas de jogos nos últimos anos, dos maiores variados tipos. Duvida? Pegue a franquia Dark Souls e Batman: Arkham. Ambas pegam elementos do estilo e aplicam a um mundo 3D, reforçando a importância da franquia Castlevania e Metroid para a indústria de videogames.
Desde os anos 2000, os Metroidvania voltaram com força total, principalmente nos jogos indies. Diversos estúdios pegaram a fórmula e produziram obras fantásticas, o que popularizou ainda mais o estilo. Porém, escolher os melhores na atualidade pode deixar os jogadores confusos, já que a seleção é gigantesca.
Nessa lista, o TudoCelular pegará 10 jogos fantásticos do sub-gênero. Caso você seja jogador veterano ou não conheça o estilo, todos os títulos aqui citados proporcionarão uma experiência excelente e viciante, além do tradicional desafio.
Caso você tenha jogado algum dos títulos ou queira deixar uma sugestão, deixe um comentário no final!
Sundered se destaca pelo seu estilo de arte belíssimo, mas seu combate caótico é peculiar. A tela fica repleta de inimigos e o jogador precisará agir rapidamente para sobreviver. Entretanto, sua dificuldade é equilibrada e não fará você se sentir injustiçado ao morrer.
O jogo tem como principal pilar o combate, o que poderá fazer com que se torna um pouco repetitivo no final. Se você é fã do escritor H.P. Lovecraft, criador de O Chamado de Cthulhu, gostará de saber que o título foi inspirado em sua obra, contando com inimigos e ambientações assustadoras.
Dust: An Elysian Tail é um Metroidvania que coloca como destaque principal a narrativa. Há diversos segredos escondidos e caminhos alternativos, mas você pode focar na história. Sua ambientação também é interessante, inspirada nas lendas da Ásia.
Seu combate utiliza elementos beat em’ up e apesar de não ser um desafio, é divertido. Se você quer um título diferente de outros do gênero ou é iniciante em Metroidvanias, Dust: An Elysian Tail pode ser uma excelente escolha.
Timespinner tem um estilo visual charmoso, que lembra um jogo do Game Boy Advance do início dos anos 2000. O que se destaca é a sua temática de viagem de tempo, aplicada em suas mecânicas, onde os jogadores poderão explorar a mesma área no presente e passado.
Ele segue a cartilha de Metroidvania à risca: inimigos únicos, diversos itens, exploração e obstáculos que farão o jogador pensar na melhor forma de superá-los. Sua duração não é longa, mas ele é certamente um título memorável.
Salt and Sanctuary pode ser definido como o filho perfeito de Dark Souls com o subgênero Metroidvania. Ele traz uma curva de aprendizado desafiadora, criação de classes e direção de arte com inspirações góticas para criar um mundo repleto de perigos e segredos.
Essa combinação funciona incrivelmente e traz uma das melhores obras do estilo. Seu sistema de progressão é viciante e seus níveis são extremamente criativos, indo desde cidades amaldiçoadas até masmorras misteriosas.
Bloodstained: Ritual of the Night tem uma forte identidade Metroidvania por um importante elemento: conta com o diretor assistente de Castlevania: Symphony of The Night, Koji Igarashi. Como era de se esperar, ele conta com diversas influências da clássica franquia, mas tem sua identidade própria.
Se você é fã de Castlevania, ficará encantado com a ambientação: um castelo gótico repleto de perigos e chefes familiares. Com uma exploração recompensadora cheia de segredos, um combate viciante e uma trilha sonora única, ele é um dos melhores Metroidvanias da atualidade e um sucessor espiritual digno da lendária franquia da Konami.
Ori and the Blind Forest é considerado um dos Metroidvanias mais belos e encantadores dos últimos anos. Ele possui biomas vivos com uma riqueza de detalhes impressionante, além de animações suaves e bem desenhadas.
Entre outros destaques, o jogo possui exploração profunda, combate preciso repleto de ação e diversas habilidades que irão desbloquear mecânicas interessantes, além da jogabilidade plataforma desafiadora. Porém, ele não é apenas um primor técnico: narrativamente, traz uma história tocante e memorável.
Axiom Verge pode ser considerado como uma grande homenagem a Super Metroid. Ele traz um humano preso em um planeta alienígena e traz diversas habilidades interessantes, como poder se transformar em uma criatura e utilizar suas próprias armas para resolver enigmas.
Além da jogabilidade excelente e um arsenal variado, ele também traz uma narrativa com mistérios, dando explicações gradualmente. A cereja do bolo é o visual retrô, como um clássico da era 8 bits.
Blasphemous é visualmente estonteante e cria um mundo que consegue ser tenebroso e, ao mesmo tempo, fascinante. Inspirado na Inquisição Espanhola, ele possui um combate robusto e uma história rica repleta de detalhes.
O jogo traz um desafio brutal com claras referências a Dark Souls, tanto na direção de arte quanto na jogabilidade. Há fogueiras, zumbis, seres amaldiçoados e chefes perturbadores. Caso você seja católico, poderá ficar desconfortável em como o jogo utiliza alguns símbolos da religião em sua temática.
Hollow Knight é um dos jogos mais aclamados dos últimos anos. Além de uma atmosfera incrível, ele conta com direção de arte encantadora, trilha sonora fabulosa e um protagonista peculiar: um inseto guerreiro.
Mas não ache que ele é apenas um jogo bonito. Hollow Knight tem uma jogabilidade afiada com mecânicas inspiradas em Dark Souls, um mundo encantador gigantesco repleto de segredos e batalhas insanas contra chefões que irão testar toda a sua paciência e habilidade.
Dead Cells pode não ser o primeiro jogo com influências de Dark Souls que se afastou um pouco do Metroidvania e utilizou elementos de geração aleatória, mas é facilmente um dos melhores títulos do gênero. A combinação do clássico estilo com rogue-lite funciona perfeitamente e rende uma obra fantástica.
Ele tem um senso de progressão recompensador, um arsenal invejável, combate robusto e batalhas épicas contra chefões desafiadores. Uma coisa é fato: você irá morrer diversas vezes, mas cada fracasso faz o jogador repensar sua estratégia e tornar a sua jornada empolgante.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários