LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoGames: 10 RPGs excelentes para você jogar por dezenas de horas!

25 de junho de 2022 3

Entre os diversos gêneros de jogos, os RPGs são um dos mais populares dos amantes de videogames. Entre as listas de melhores lançamentos do ano ou até mesmo da história, você perceberá a presença de diversas obras consagradas do estilo.

Os jogos eletrônicos de RPGs nasceram na década de 80, inspirados pelas aventuras de tabuleiro de Dungeons & Dragons, e evoluíram ao longo dos anos para se tornarem produções complexas, envolventes e marcantes. Desde medievais até futuristas, não há limites para a imaginação dos desenvolvedores, rendendo aventuras para todos os gostos.

Mas o que faz o gênero ser tão amado? Os RPGs combinam certos elementos para que o jogo seja considerado do estilo, apesar que é comum ver discussões entre jogadores se determinado título se enquadra no gênero ou não. Entre os ingredientes importantes estão personagens memoráveis, uma narrativa envolvente pautada por escolhas, batalhas épicas, um sistema de combate robusto e um mundo repleto de segredos que incentiva a exploração.

O TudoCelular reuniu 10 jogos de RPG para você passar boas horas se divertindo. Como dito anteriormente, o gênero é amplo e dois títulos, apesar de serem bem diferentes, podem estar no mesmo espectro, como será percebido nesta lista. Caso você tenha sugestões de outros jogos, deixe nos comentários para que outros jogadores possam conhecer!

10 – Dying Light 2: Stay Human (2022)

Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC e Nintendo Switch

Dying Light 2: Stay Human pode ser olhado de forma torta por estar numa lista de RPGs pela sua temática. Mas recomendo que deixe o preconceito de lado e dê uma chance para ele. A trama envolvente traz um sobrevivente mestre do parkour em um mundo tomado por um misterioso vírus que tornou a maioria da humanidade em zumbis ferozes.

O jogo conta com uma narrativa repleta de escolhas difíceis que alteram o desenrolar da história, uma árvore habilidades para os jogadores deixarem seu personagem mais furtivo ou um verdadeiro tanque de guerra e um mundo aberto viciante de ser explorado, além de uma quantidade enorme de missões secundárias que irão render muitas horas de diversão.

9 – Tales of Arise (2022)

Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC

Tales of Arise veio com uma difícil missão: reinventar a franquia e conquistar novos fãs. Felizmente, o objetivo foi cumprido com sucesso por manter a essência dos títulos originais, mas apostando em evoluções interessantes e em uma história mais madura, além de adicionar uma dose viciante de estratégia em sua jogabilidade.

Com um estilo visual impecável, o jogo adota todos os elementos que os fãs de RPG esperam: um mundo aberto repleto de mistérios, um sistema de progressão justo, batalhas intensas contra temíveis chefões, personagens memoráveis e um sistema de combate bem construído que torna seu aprendizado divertido.

8 – Mass Effect: Legendary Edition (2021)

Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC

A trilogia Mass Effect (vamos esquecer o desastre que foi o quarto título, Andromeda) foi uma das obras mais importantes para a indústria de jogos definir o quanto as escolhas dos jogadores iriam impactar na trama, fazendo com que se sentissem as verdadeiras estrelas de sua própria aventura e não como se fossem conduzidos por um roteiro.

Essa coletânea traz a remasterização dos três primeiros títulos, com todas as DLCs e diversas melhorias que não ficam restritas ao campo gráfico. Com três narrativas épicas e profundas, um combate repleto de ação e personagens inesquecíveis, o pacote é a melhor forma de conhecer a franquia Mass Effect e se apaixonar.

7 – Disco Elysium: The Final Cut (2019)

Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC e Nintendo Switch

Se você gosta de RPGs que sejam totalmente focados na narrativa, Disco Elysium é facilmente uma das melhoras obras do gênero dos últimos anos. O jogo traz um detetive sem memória que precisa desvendar um homicídio bizarro em uma cidade repleta de pilantras da pior espécie.

Com uma narrativa intrigante, um mundo complexo e humor ácido, o título possui tantas escolhas que é praticamente impossível de ser terminado da mesma forma duas vezes, incentivando novas jornadas. Vale frisar que grande parte do jogo acontece por diálogo e não há combate de forma convencional, com os conflitos sendo resolvidos em testes de habilidade, semelhante aos RPGs de mesa.

6 – Final Fantasy VII Remake (2020)

Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4 e PC

Lançado pela primeira vez em 1997 para o lendário PlayStation 1, Final Fantasy VII foi um marco na história e se tornou um dos RPGs mais influentes de todos os tempos. Ele trazia o herói Cloud e seu time de mercenários em uma luta contra a terrível corporação Shinra e o temível Sephiroth.

Lançado quase 25 anos depois, o remake é uma nova forma de recontar a história que encantou gerações, mas sem se apoiar apenas na nostalgia. Com gráficos impressionantes, um novo sistema de combate robusto e uma narrativa que toma liberdade para desenrolar a trama de forma diferente do original, Final Fantasy VII Remake é uma opção excelente tanto para veteranos quanto jogadores que desejam conhecer uma das franquias mais aclamadas de todos os tempos.

5 – The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)

Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox Series X|S, Xbox One, Xbox 360, PC e Nintendo Switch

Apesar de ser o título mais antigo dessa lista, The Elder Scrolls V: Skyrim não recebeu tantos relançamentos por nada. O jogo traz a Bethesda muito bem inspirada no quinto título da franquia que encantou fãs de RPGs pela sua liberdade e mundo aberto com tantos lugares para serem visitados que você irá se perder, dando um senso de aventura único.

Apesar de ter uma trama interessante, Skyrim deixa o jogador totalmente a vontade para ele ser quem quiser, seja um fazendeiro humilde com sua família ou um guerreiro das trevas que apenas deseja eliminar todos que apareçam em seu caminho. Com a adição de mods para consoles, é possível transformar o jogo em uma aventura ainda maior que irá render centenas de horas de diversão.

4 – The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017)

Plataformas: Nintendo Switch, Wii U

Uma das mais tradicionais séries da Nintendo, The Legend of Zelda sempre se preocupou em entregar aventuras marcantes em mundos misteriosos no controle do herói Link. Entretanto, Breath of the Wild levou esse objetivo a sério demais para se tornar um dos melhores RPGs eletrônicos da história.

Com poucas informações disponibilizadas, o jogador deverá conduzir a aventura do jeito que desejar, descobrir o que fazer e como completar a sua missão: derrotar o temível Ganon. Há tanta liberdade que você pode explorar o mapa e se fortalecer para enfrentar o chefão completamente preparado ou assim que a aventura iniciar, sair correndo direto para o castelo com um graveto e tentar a sorte.

3 – Yakuza: Like a Dragon (2020)

Plataformas: Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC

Quando a SEGA decidiu pegar a tradicional franquia Yakuza, conhecida pelo seu estilo beat ‘em up e torná-la um RPG por turnos, os fãs ficaram extremamente revoltados pela mudança brusca. Outro ponto que gerou preocupação foi quando o veterano protagonista, Kazuma Kiryu, o lendário Dragão do Dojima, foi retirado do papel para dar seu lugar ao novato Kasuga Ichiban, personagem inédito na série.

Apesar de ter tudo para dar errado, Yakuza: Like a Dragon conseguiu o feito de não ser apenas um dos melhores títulos da franquia, mas também um RPG memorável com tudo o que um jogador espera do gênero. A narrativa emocionante mostra todo o carisma de Ichiban e toca profundamente o coração, sendo inesquecível. Apesar disso, o fato do protagonista ser fã de Dragon Quest é incorporado na jogabilidade do título, rendendo momentos hilários com boas gargalhadas.

2 – Elden Ring (2022)

Plataformas: Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC

Elden Ring é o mais recente título da aclamada desenvolvedora From Software, responsável pela trilogia Dark Souls, Bloodborne, Sekiro e Demon’s Souls. Seu novo jogo incorpora tudo o que deu certo nas produções anteriores para entregar um RPG de ação que fez história ao ser aclamado pela crítica e público como uma das obras mais bem avaliadas de todos os tempos.

A aventura acontece nas Terras Intermédias, um reino misterioso repleto de perigos, em que você foi escolhido para dar fim a uma misteriosa praga e reconstruir o poderoso artefato anel prístino, que dá nome ao jogo. Com um belíssimo mundo aberto que incentiva a exploração, um combate afiado, batalhas desafiadoras com chefões memoráveis e uma direção de arte impecável, Elden Ring é um RPG indispensável para os fãs do gênero.

1 – The Witcher 3: Wild Hunt (2015)

Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC e Nintendo Switch

A aventura de mundo aberto da CD Projekt Red ganhou a crítica e o público, faturando o prêmio de jogo do ano no The Game Awards 2015, a premiação apelidade de “Oscar dos videogames”. O reconhecimento é merecido, já que o título é fantástico e entregou uma das produções mais inspiradas dos últimos anos.

A aventura traz o bruxo Geralt de Rívia, um mercenário especializado em caçar monstros em uma jornada com uma história incrível, batalhas memoráveis, personagens únicos e um sistema de escolhas que torna praticamente impossível prever quais serão as consequências de suas ações. Com suas diversas atualizações e conteúdos extras ao longo dos anos, a obra é indispensável na coleção dos fãs de RPG.

Veja também


3

Comentários

TudoGames: 10 RPGs excelentes para você jogar por dezenas de horas!
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista