
Software 01 Set
Após estrear a mais de uma década, o Android Beam será finalmente encerrado no lançamento do Android 14. O novo sistema operacional do Google também receberá suporte nativo para conexão via satélite.
Era apenas uma questão de tempo de o recurso ser removido, já que ele se tornou obsoleto com o Android 10.
Para aqueles que não o conhecem, o Android Beam é um recurso que permite conectar dois dispositivos com NFC e pelo menos Android 4.0 para transferir dados rapidamente. Assim que o processo for inicializado, arquivos poderiam ser transferidos através do Wi-Fi e Bluetooth.
O processo também pode ser utilizado para transferir itens menores, como páginas de navegadores, informações de contato e mapas. O destaque do recurso é que você não precisaria de uma terceira conexão, bastando apenas os dispositivos suportados com Android Beam e NFC.
De um ponto de vista, a remoção do recurso não é vista com problemas, principalmente por haver diversas alternativas, além do próprio Google disponibilizar o Nearby Share, que substitui o Android Beam por completo. Entretanto, alguns não gostam da ideia de a companhia remover algo do Android Open Source Project (AOSP) e substituir por outra de código fechado.
O Android é e provavelmente sempre terá código aberto, mas o longo do tempo o Google criou um ecossistema por cima do AOSP com o Google Mobile Services (GMS) e Google Play Services, incomodando alguns usuários.
No início da semana, o Google indicou previsão para o lançamento da primeira beta do Android 14.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários