LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais de 250 sites e apps piratas de streaming são bloqueados pelo Ministério da Justiça

14 de março de 2023 9

A Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, deflagrou nesta terça-feira (14) uma operação que bloqueou pelo menos 250 sites ilegais de streaming, jogos e música no Brasil, Peru e Reino Unido.

De acordo com os responsáveis pela operação, 102 sites de streaming e jogos ilegais e 63 aplicativos de música foram bloqueados no Brasil, além de outros 100 bloqueios dinâmicos de domínios, evitando o espelhamento do material em páginas associadas.


Também foram cumpridos quatro mandados de prisão em Minas Gerais e mais um São Paulo contra donos dos domínios na internet. Já no Peru, foram bloqueados 72 sites dedicados à violação de direitos autorais e outros 25 no Reino Unido, segundo a Senasp.

A operação derrubou, ainda, seis canais em apps de mensagens com mais de 4 mil inscritos, nos quais eram compartilhadas músicas ainda não lançadas oficialmente. Todos os bloqueios foram determinados pela Justiça Federal.

A investigação foi conduzida pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), ligado ao Ministério da Justiça. O cumprimento dos mandados também tem como objetivo encontrar PCs e HDs com arquivos ilegais. A Polícia Civil faz parte da ação integrada.

Até o momento, quatro prisões em flagrante em São Paulo e uma temporária em Minas Gerais foram efetuadas. Os detidos podem pegar de dois a quatro anos de prisão e ter que pagar multa, além de responderem por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Operação 404

A ação de hoje faz parte da chamada “Operação 404”, que é uma ação contínua do Ministério da Justiça. Em junho de 2022, foram desativados quatro canais que realizavam transmissões ilegais de conteúdo e 90 vídeos foram tirados do ar.

A Polícia Civil cumpriu, 30 mandados de busca e apreensão em 11 estados na época. Além disso, as autoridades removeram 266 sites no Brasil e excluíram 15 perfis em redes sociais por atraírem consumidores para conteúdos ilegais.


9

Comentários

Mais de 250 sites e apps piratas de streaming são bloqueados pelo Ministério da Justiça
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista