
Economia e mercado 31 Mar
31 de maio de 2023 0
Cinco homens foram condenados à prisão por operarem um serviço pirata de IPTV (televisão por protocolo de internet) no Reino Unido. Os criminosos foram apreendidos após transmitirem ilegalmente as partidas de futebol da Premier League, considerado “um dos conteúdos mais valiosos do mundo”, segundo advogados da liga esportiva.
Chamada de “Flawless TV”, a plataforma disponibilizava conteúdo de diferentes gêneros ilegalmente para mais de 50 mil telespectadores. De acordo com informações divulgadas pela BCC News na terça-feira (30), o esquema movimentou uma quantia estimada de £ 7,2 milhões — cerca de R$ 45 milhões — entre 2016 e 2021.
A mensalidade do serviço custava £ 10, isto é, cerca de R$ 63. Ao realizar esse pagamento, a plataforma oferecia mais de 300 canais que poderiam ser acessados por meio de dispositivos móveis ou em uma Smart TV. Para mais, os operadores do serviço ilegal ofereciam atendimento e suporte 24 horas por dia aos clientes.
Informações de várias pessoas que pagavam pelo serviço estão nas mãos dos investigadores responsáveis pela operação. Ainda não é falado sobre eventuais ações que podem ser tomadas contra esses indivíduos, uma vez que, em alguns casos, poderiam não ter conhecimento de que a Flawless TV se tratava de uma plataforma ilegal de IPTV.
O “líder” da operação da Flawless TV, Mark Gould, de 36 anos, foi sentenciado a 11 anos de prisão. Os demais membros do esquema criminoso foram condenados a penas de 3 a 5 anos. As autoridades descobriram que um dos outros membros, Christopher Felvus, de 36 anos, possuía imagens potencialmente relacionadas a abuso infantil em seu computador.
Doug Love, investigador que liderou o flagrante no apartamento de Gould, afirma que ninguém imaginava o quão abrangente era a Flawless TV. “Quando entramos em um quarto de visitas, havia 20 ou 30 decodificadores ligados”, disse Love à BBC News.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está fechando o cerco contra a exibição ilegal de conteúdo em aparelhos de televisão por internet (IPTV) no Brasil. Em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o órgão regulador está criando um laboratório para interceptar transmissões não autorizadas. A estrutura deve ser concluída neste ano.
Caso você seja usuário de um serviço de IPTV, é importante garantir que seu aparelho está dentro das conformidades legais do país. Para isso, a Anatel disponibilizou uma relação de todos os dispositivos de streaming autorizados a funcionar no Brasil.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários